Início Geral Cinco pessoas sobrevivem à queda de avião na Colômbia

Cinco pessoas sobrevivem à queda de avião na Colômbia

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Sete pessoas foram resgatadas, mas apenas cinco sobreviveram

Não é só pelo futebol. Muito menos pelos campeonatos. É pela vida. Nesta terça-feira torcedores do Brasil e do mundo acordaram com uma notícia triste. A comoção e solidariedade se espalharam através das redes sociais. Jornalistas consternados não conseguiam iniciar os noticiários sem derramar uma lágrima. O avião que transportava o time da Chapecoense, de Chapecó, Santa Catarina, caiu quando se aproximava do Aeroporto José María Córdova, em Medellín, na Colômbia. A aeronave levava a equipe para disputar nesta quarta-feira o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, a partida mais importante da história do time catarinense. Brasileiros viram o time vencer a série D em 2009, a série C em 2012, a série B em 2013, a série A em 2014 e chegar a final da Sul Americana em 2016, tudo com honestidade e humildade, focados na gestão e no planejamento. E, hoje, choraram a morte de 76 pessoas, incluindo os jogadores da Chape, como o time é carinhosamente chamado. 

A aeronave, da companhia boliviana LAMIA, tinha 81 pessoas a bordo, sendo 72 passageiros entre membros da equipe e jornalistas, e nove membros da tripulação. Destes 76 morreram. Durante os trabalhos foram resgatadas sete vítimas ainda com vida, duas não resistiram e acabaram falecendo, entre elas o goleiro Danilo. Estão em hospitais da região o lateral Alan Ruschel, o goleiro Jackson Folmann, o zagueiro Neto, a auxiliar de voo Ximena Suárez e o jornalista Rafael Henzel. 

O avião, com matrícula CP2933, deveria ter pousado em Medellín às 21h33 (0h33 pelo horário de Brasília), mas perdeu contato com a torre de controle quando sobrevoava o município de La Ceja. O avião, que havia feito escala no aeroporto de Viru Viru, em Santa Cruz (Bolívia), relatou “falhas elétricas”, segundo o primeiro comunicado do aeroporto de Medellín. As autoridades ativaram um plano nacional de emergências. O aeroporto de Córdova, que havia anunciado inicialmente o desaparecimento da aeronave, informou que o lugar do acidente só pode ser acessado por via terrestre, “devido às condições climáticas”. As condições do acidente serão apuradas. A retirada dos corpos foi feita em partes por uma caminhada de cerca de 35 minutos e após com o apoio de helicópteros da Força Aérea da Colômbia.

A equipe do Atlético Nacional local manifestou solidariedade através das redes sociais, e a Conmebol divulgou nota informando a suspensão da final. A última imagem que se tem da equipe é um vídeo publicado no seu perfil do Facebook, onde alguns jogadores aparecem esperando o embarque. Em seu site oficial a Chapecoense disse “reservar-se ao direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação”. 

Oito jogadores não embarcaram

Alguns jogadores da Chapecoense não viajaram para Medellín, na Colômbia. Seja por lesão ou porque o elenco embarcado já estava completo, esses oito jogadores acabaram ficando no Brasil. Apenas três jogadores da Chapecoense sobreviveram. O goleiro Nivaldo, ídolo do time que não jogou nesta temporada tem 42 anos e estava inscrito para a disputa do torneio. Marcelo Boeck, outro goleiro do time, não estava inscrito para a disputa do torneio e acabou ficando em Chapecó. O zagueiro Demerson não viajou porque se recupera de lesão. O argentino Alejandro Martinuccio, também era importante jogador mas por apresentar diversas lesões acabou ficando de fora da viagem. 

CBF adia partidas

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por meio de Resolução de Diretoria decretou luto oficial por sete dias e informa o adiamento de todas as partidas previstas pelo calendário do futebol brasileiro por este período: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série A e Copa do Brasil Sub-20. 
Diante disso, a Diretoria da CBF resolve:
a) A partida de volta da decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 21h45min.
b) A rodada final da Série A do Brasileirão será realizada no domingo, dia 11 de dezembro, às 17h.
c) A final da Copa do Brasil Sub-20, entre Bahia e São Paulo, será realizada no dia 8 de dezembro, às 21h15min.
Um sonho
O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, falou sobre o motivo de não ter embarcado no avião que se acidentou. “Desisti da viagem ontem, porque teria um compromisso hoje 11h e pedi para o presidente de Conselho da Chape, o Plínio, para ficar comigo. Ele atendeu o pedido e ficou. A reserva do meu hotel e do Plínio era no mesmo hotel da Chapecoense. Estávamos sempre juntos, tomando chimarrão. Era um ambiente descontraído. A Chape vivia um sonho”. 

Cessão de jogadores

Os principais clubes brasileiros iniciaram um movimento para reerguer a Chapecoense após o acidente. Embora a prioridade seja a de prestar todo o apoio aos familiares, discussões em relação ao futuro esportivo do clube catarinense estão em curso. Os departamentos jurídicos dos clubes estão em negociação e uma nota foi divulgada. A cessão de jogadores sem custo para a temporada 2017 foi definida. Os clubes também sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada nas próximas três edições do Campeonato Brasileiro caso termine entre os quatro últimos colocados.