Início Geral Boa ação: Já pensou em ser Papai Noel?

Boa ação: Já pensou em ser Papai Noel?

Alyne Motta
[email protected]

Há mais de 25 anos, o Correios oferece a oportunidade para que milhares de pessoas se transformem em mamães e papais da família Noel para disseminar amor através da solidariedade. Assim é a campanha Papai Noel dos Correios, que teve seu início no dia 23 de novembro e segue até o dia 9 de dezembro.

Desde 2010, os Correios colocaram sua maior ação social a serviço da educação, ao incluir as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Em Santa Cruz são 4 escolas escolhidas.

Um dos motivos para essa mudança foi fazer com que os objetivos principais da campanha ligados ao incentivo à educação fossem cumpridos. Somente no ano passado, mais de 40 mil cartas enviadas por crianças matriculadas na rede pública de ensino ou em instituições foram adotadas pelos gaúchos.

Campanha Papai Noel dos Correios segue até o dia 9 de dezembro. Cartas podem ser adotadas na Agência do Centro

Com a redação manuscrita das cartas, a ação estimula o aprendizado em sala de aula e resgata o prazer em escrever. Outro aprendizado dos estudantes é sobre como endereçar, o uso do CEP e do selo postal. A solidariedade é a palavra-chave desta iniciativa que mobiliza empregados e a sociedade em prol da felicidade das crianças e da magia do Natal.

De acordo com o gerente dos Correios de Santa Cruz do Sul, Olivares Debona, a ação busca atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social. “Recebemos cerca de 600 cartas e atualmente temos mais de 450 disponíveis para adoção. É uma ótima oportunidade para contribuir com quem não tem quase nada”.

Olivares também explica que todas as cartas possuem pedidos de material escolar, roupas ou brinquedos. “É o pedido da criança, porém, quem não pode comprar o que é solicitado, pode optar por outro presente. O importante é contribuir”, revela o gerente, que tem como meta chegar aos 100% de adoção.

Mudanças

Este ano, outra mudança será implementada: os Correios irão receber as cartas das escolas e instituições selecionadas. Essa nova forma de seleção vai garantir maior interação entre os Correios e os órgãos de educação, além de ser uma forma ainda mais efetiva de alcançar o público-alvo da campanha, que são as crianças em situação de vulnerabilidade social.

Cerca de 450 cartas estão disponíveis para adoção

Outro ponto que merece destaque é que a entrega dos presentes será realizada apenas nas escolas e instituições o que minimiza o risco de a entrega não ocorrer em razão de endereços incorretos, incompletos ou até mesmo ausentes. “Por isso pedimos que os padrinhos agilizem sua entrega”, acrescenta Olivares.

O gerente ressalta que as entregas serão combinadas com as escolas selecionadas: duas da rede estadual e duas da rede municipal. “Todos os presentes são registados e entregues à direção das escolas, que farão a entrega para os alunos antes do fim do ano letivo”. As cartas ficam com os padrinhos, como forma de agradecimento.

 As cartinhas estão disponíveis na Agência de Correios localizada na rua Venâncio Aires, 683, esquina com a rua Júlio de Castilhos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sem fechar ao meio dia. O último dia para retirar a cartinha e entregar o presente é no dia 9 de dezembro.