Alyne Motta
[email protected]
Na noite de hoje, 18 de novembro, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros de Santa Cruz se apresentou no Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart). A entidade de Santa Cruz do Sul é a primeira do município a se apresentar na categoria Danças Tradicionais – Força A, o mais disputado.
A entidade trouxe como temática “Eine Schützenfest in Santa Cruz do Sul”, ou em português, “Uma festa de atiradores em Santa Cruz do Sul”, e mescla tradições formadoras do povo gaúcho. As festas de atiradores são muito comuns em áreas de colonização alemã. As danças sorteadas foram Anú, Tirana do Lenço e Balaio.
Santa Cruz do Sul foi um município precursor, com a primeira associação esportiva destinada ao tiro ao alvo do Rio Grande do Sul, fundada em 1863 e denominada Shützenglide, que significa corporação de atiradores.
Na coreografia de entrada o grupo busca mostrar um dia de competições em um clube de atiradores em Santa Cruz do Sul no século XIX onde uma tradicional disputa de tiro ao alvo acontecida. Através de bandeiras, uniformes, espadas e muita disciplina os gaúchos pleiteava, tiro a tiro, quem seria o melhor atirador.
Já a coreografia de saída mostra um dos principais momentos da festa, que era a premiação do Rei. Ao nobre se impunha uma faixa simbólica de campeão, que era comemorada com um baile no dia da conquista, regado a muitas danças e cervejas. Na festa a primeira valsa era do Rei com sua companheira.