Na última quarta-feira a Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS) junto com o Sistema Nacional de Empregos (Sine) promoveu a 3ª edição do Empregar RS. O evento ocorre em todo o Estado para agilizar o processo de colocação dos trabalhadores no mercado de trabalho. Mesmo com chuva cerca de 400 pessoas aguardavam na fila que se estendeu por três quadras do centro de Santa Cruz do Sul. Apenas 300 fichas foram distribuídas, já que o número inicial seria de 200 fichas para 30 vagas. “Infelizmente não deu para todo mundo, eu não tinha como distribuir mais fichas, não daria tempo”, comentou a coordenadora da agencia do FGTAS/Sine do Município, Fabiane Krainovic Landesvatter.
Thiele Correa, de 19 anos, reclamou e achou uma falta de respeito que nem todos receberam fichas. “Estou aqui desde as 6h da manhã, porque foi amplamente divulgado e agora não recebi ficha nenhuma, como é que eu fico?”, reclamou Thiele. Já Beatriz Severo, de 43 anos, foi a primeira a chegar ainda na noite de terça-feira, 8. “Cheguei as 19h e logo depois foi chegando mais gente, lá pelas 22h30 já tinha umas 150 pessoas na fila”, comentou Beatriz. Ela está desempregada há seis meses e procurava um lugar na vaga de atendente de loja. “Esse processo seletivo organizado pelo governo é muito bom, tenho bastante esperança que vai dar tudo certo”, finalizou Beatriz.
Segundo a coordenadora do FGTAS/Sine somente na próxima semana eles saberão os resultados pois algumas empresas acabam fazendo um cadastro, outras optam por fazer mais seleções “então é preciso esperar para saber se as 30 vagas foram preenchidas ou se vão ficar disponíveis”, informou Fabiane.