A chuva que iniciou na última sexta-feira, 14 de outubro, e se intensificou na noite de ontem, 16, já está causando estragos em Santa Cruz do Sul, especialmente nos bairros mais baixos e próximos do Rio Pardinho ou de riachos que cortam a cidade.
Esse é o caso do bairro Rauber, onde algumas famílias já teriam saído de suas residências e estariam aguardando atendimento da Defesa Civil. A situação também é preocupante no bairro Várzea, onde a água já esta se aproximando de algumas residências. Todo o município está em situação de alerta.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, de sexta-feira até às 9 horas da manhã de hoje, havia sido registrados cerca de 70 milímetros de chuva e o Rio Pardinho estava correndo à cerca de 30 cm acima de seu nível normal. “Isso pode não parecer muito num primeiro momento, mas como a chuva ainda não parou e muita água ainda está descendo da cabeceira, estamos preocupados”, disse um dos agentes da DF.
A expectativa, segundo ele, é de que nas próximas horas, esse nível suba ainda mais.
No interior
No interior do município também foram registradas algumas ocorrências em função da chuva. Uma delas ocorreu junto ao Arroio Castelhano, em Monte Alverne. De acordo com a Brigada Militar da localidade, o arroio transbordou e levou com ele a ponte que liga a área urbana do distrito de Monte Alverne e as linhas Júlio de Castilhos e General Osório.