Início Geral Autistas clamam por mais atenção

Autistas clamam por mais atenção

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Atualmente, de acordo com estudos epidemiológicos da Organização Mundial da Saúde, uma a cada 100 crianças nasce com autismo, o que configura uma delicada questão social e de saúde pública, já que esse é um número muito mais alto do que o de crianças que nascem, por exemplo, com Síndrome de Down – que acomete um a cada 700 nascidos, em média. E essa questão se torna ainda mais delicada, porque a falta de conhecimentos sobre o transtorno o torna difícil de ser identificado e os cuidados que os autistas necessitam não são oferecidos de forma adequada ainda. Tendo isso em mente, a Luz Azul, Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul elaborou uma carta aberta aos candidatos a prefeito da cidade. 
O documento começou a ser divulgado no dia 3 de setembro na página da associação no Facebook, e uma cópia foi entregue a cada candidato no dia 14 de setembro, durante uma reunião que ocorreu na Câmara de Vereadores onde os Conselhos Municipais puderam apresentar suas demandas. 

Na carta, a associação pede que os candidatos incluam em seus Programas de Governo o compromisso de criar e implementar a política municipal de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. A carta ressalta que a Luz Azul contribuiu para a elaboração de uma proposta de projeto de lei que cria a pretendida política pública e que teve sua indicação ao Executivo aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores em 2014, mas sobre a qual o Executivo, desde então, ainda não se manifestou. 

De acordo com o presidente da associação, Hugo Braz, o objetivo da carta é chamar a atenção do poder público, especialmente nesse momento em que eles estão em campanha e disputando o executivo municipal. “Queremos com essa atitude, mostrar à sociedade, em geral, e aos candidatos, em particular, que estamos unidos e atuantes em busca da efetivação da plena cidadania das pessoas com autismo e do apoio às suas famílias”. Outro objetivo da carta é ampliar a discussão sobre a questão do autismo. “Estamos – como sempre estivemos – à disposição para dialogar e construir em conjunto com o Poder Público uma sociedade mais justa e igualitária”, diz Hugo. 

A carta pode ser lida na íntegra na página da Luz Azul no Facebook, que pode ser acessada no endereço www.facebook.com/luzazul.autismo. Ali, o grupo também divulga diariamente como estão os posicionamentos de cada um dos candidatos em relação à carta e à associação.  Até o momento, como aponta Hugo, apenas um dos candidatos se comprometeu publicamente com a associação, porém há previsão de que reuniões com alguns dos demais candidatos sejam realizadas nos próximos dias.