A judoca Rafaela Silva ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nesta segunda-feira (8). A conquista na categoria até 57kg veio na final contra Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, que é a primeira colocada do ranking mundial.
Nascida na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Rafaela contou com o intenso apoio da torcida na Arena Carioca 2. Sobretudo da família, que marcou presença para apoiá-la. “Quero agradecer demais a todo mundo que gritou. Ao pessoal que viu meu sofrimento diariamente sabe que eu não gostava de treinar. Mas acho que ninguém treinou mais que eu neste ciclo Olímpico”, disse a campeã Olímpica à Rede Globo após a medalha.
Nas primeiras lutas, Rafaela venceu Miryan Roper, da Alemanha, e Jandi Kim, da República da Coreia, segunda colocada do ranking mundial. Nas quartas de final, superou a húngara Hedvig Karakas, que eliminou a brasileira dos Jogos Londres 2012. Corina Caprioriu, da Romênia, foi a vítima na semifinal, em luta decidida apenas no golden score.
(Fonte: Rio2016.com)