Há dois anos, o santa-cruzense Arthur Rehling Kolosque, 8 anos, cumpre com uma meta proposta por ele mesmo: contribuir com a campanha de arrecadação de lacres de alumínio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), que reverte o material em cadeiras de rodas e auxilia entidades assistenciais. O garoto já perdeu as contas de quantas garrafas pet cheias de anéis já doou para a cooperativa médica. Sua maior certeza é de que vale a pena exercer a solidariedade. “Me sinto bem em poder ajudar aqueles que não podem caminhar”, diz Arthur, que participa do Grupo Escoteiro Santa Cruz. Movido pelo bem, ele incentivou os pais Elizângela e Jefferson Kolosque e também os colegas do grupo, que hoje auxiliam no recolhimento dos lacres. “O mundo precisa de mais pessoas preocupadas com o próximo”, completa o menino, que já organizou doações de livros e roupas para crianças carentes.
Com a ajuda de pessoas como o pequeno Arthur, a campanha Eu Ajudo na Lata comemora vitórias. Em três anos e meio contabiliza a arrecadação de 1,7 tonelada de lacres de latas de bebidas, que preencheram 2.839 garrafas pet. Com a venda deste material, a cooperativa médica conseguiu adquirir 12 cadeiras de rodas, doadas nos vales do Taquari e do Rio Pardo e na região do Jacuí. Já foram beneficiadas entidades que atendem pessoas com deficiência nos municípios de Lajeado, Encantado, Teutônia, Santa Cruz do Sul, Candelária, Rio Pardo, Venâncio Aires, Charqueadas, São Jerônimo e Butiá.
“No lançamento da campanha Eu Ajudo na Lata, não imaginávamos que faria tamanho sucesso. Graças à solidariedade e ao engajamento da comunidade, ela vem superando nossas expectativas”, avalia a coordenadora da Gestão de Sustentabilidade da cooperativa, Jelci Danieli, agradecendo a todos que já contribuíram e continuam empenhados com a coleta de anéis de alumínio. O diretor de Desenvolvimento da Unimed VTRP, Claus Dummer, chama a atenção para o fato de a iniciativa abraçar uma causa duplamente nobre, alinhada aos valores da cooperativa médica. “Ao mesmo tempo em que cuidamos das pessoas, proporcionando acessibilidade e melhores condições de vida, também cuidamos do meio ambiente, reduzindo a geração de resíduos”, explica o médico.
Na natureza, o alumínio pode levar de 100 até 500 anos para se decompor. No caso da campanha da Unimed VTRP, os lacres são vendidos para uma empresa de Estrela. Esta, por sua vez, repassa o material para a indústria automobilística. O alumínio é derretido e serve de matéria prima na composição de peças de carro.
Como ajudar
A campanha Eu Ajudo na Lata, lançada pela Unimed do Brasil, na região foi encabeçada pela Unimed VTRP e segue sem data para terminar. Para contribuir, basta entregar anéis de alumínio nos pontos de atendimento da cooperativa médica. Interessados também podem solicitar adesivos da campanha e disponibilizar garrafas para coleta de lacres em escolas e locais de trabalho. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3714-7135.