Para encerrar a sequência de filmes em homenagem aos 400 anos da morte de William Shakespeare, a Associação Amigos do Cinema exibirá “O mercador de Veneza”, de Michael Radford (EUA/Itália/Luxemburgo/Inglaterra, 2004, 138 min). A sessão ocorrerá nesta terça-feira, 31 de maio, às 20h, na sede do Sindibancários (Rua 7 de setembro, 489).
Confira a sinopse do filme escrita por Marcelo Hessel, do site Omelete:
“Os dilemas morais e éticos, herança da tragédia grega, são o forte da obra de William Shakespeare (1564-1616). ‘Hamlet’ e ‘Macbeth’ são os seus melhores exemplos, mas ‘O mercador de Veneza’, clássico de 1596, também se enquadra entre as peças do bardo inglês que evitam o maniqueísmo e levantam questões muito acima do Bem e do Mal. A versão da história para as telas dirigida por Michael Radford, tenta preservar essa complexidade.
Na trama, o jovem e livre Bassanio (Joseph Fiennes, mau ator que se sai bem com diálogos declamados) aproveita o poder que sua beleza exerce sobre o amigo Antonio (Jeremy Irons, impecável, ciente da ambiguidade do personagem) para pedir, com jeito e cerimônia, uma quantia de dinheiro a fim de cortejar uma rica herdeira. Antonio é um comerciante exitoso, dos mais tradicionais de Veneza, porém seu dinheiro está investido em embarcações que navegam em águas incertas na Ásia e no Novo Mundo. Só há uma maneira de ajudá-lo: pedir um empréstimo ao judeu Shylock (Al Pacino, cada vez mais maneirista), que faz da agiotagem, prática ilegal na cidade, o seu ganha-pão.”