Início Geral Secretaria de Meio Ambiente limpa área de descarte clandestino

Secretaria de Meio Ambiente limpa área de descarte clandestino

 

Apesar de todo o alerta em torno da eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, muita gente segue ignorando os apelos das autoridades em saúde pública e depositando lixo em locais impróprios. Além de aumentar a chance de disseminação dessas e de outras doenças, a prática irresponsável também causa sérios prejuízos ao meio ambiente.

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Central de Serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS) atacou um dos muitos pontos de descarte irregular de resíduos existentes no município. Em um terreno às margens da Rua Tarumã, no bairro Monte Verde, nas proximidades do Parque da Cruz, um caminhão e uma retroescavadeira foram utilizados para a retirada de  quase 15 cargas de entulhos.

Restos de podas em grande parte, além de materiais de construção, colchões, papelão, tábuas, móveis inservíveis e outros tipos de resíduos sólidos estavam espalhados pelo chão. Segundo o secretário da pasta, Raul Fritsch, o local é um dos 15 pontos mapeados pela prefeitura como de descarte irregular. “Ao menos uma vez por mês a secretaria efetua a limpeza no local, mas em pouco tempo as pessoas voltam a despejar mais lixo”, conta.

Raul explica que cada tipo de material precisa ser descartado de forma correta. No caso dos restos de poda, devem ser levados, mediante autorização obtida na SMMASS, ao aterro de compostagem, situado dentro do Parque de Eventos, em Capão da Cruz – Oeste. Ele reitera o pedido para que a comunidade colabore e ajude as autoridades na autuação de pessoas que estiverem desrespeitando a legislação. Denúncias podem ser feitas através de fotografias  ou mesmo informando o número da placa do veículo utilizado no descarte, para que a fiscalização possa monitorar o mesmo e chegar a um flagrante.

 

 

Fonte: Prefeitura de Santa Cruz do Sul