Início Geral Carnaval tem menor número de vítimas no trânsito em cinco anos

Carnaval tem menor número de vítimas no trânsito em cinco anos

Em seis dias, foram aplicados 6,5 mil testes de etilômetro e 401 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool

 

O Carnaval de 2016 foi menos violento no trânsito do Rio Grande do Sul. O fechamento dos dados da Operação Viagem Segura aponta para uma redução nos acidentes, vítimas fatais e feridos. O número de mortes foi o menor dos feriados de Carnaval desde que a operação integrada começou a ocorrer no Estado, há cinco anos.

Da zero hora de sexta-feira (5) até a meia-noite da Quarta-feira de Cinzas (10), foram 14 vítimas fatais em acidentes. O número de mortes caiu 33% em relação ao Carnaval do ano passado, quando 23 pessoas perderam a vida no trânsito. O número de feridos foi reduzido em 8% (540 em 2015 para 497 neste ano). No total, foram registrados no estado 763 acidentes, 15% a menos do que nos seis dias do Carnaval de 2015, que registrou 901 acidentes.

A Operação Viagem Segura de Carnaval fiscalizou 72,8 mil veículos e registrou mais de 15 mil infrações. A fiscalização recolheu 1,3 mil veículos e 559 CNHs irregulares. Em seis dias, foram aplicados 6,5 mil testes de etilômetro e 401 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool.
 

Sobre a Operação Viagem Segura

A Viagem Segura reúne os órgãos de fiscalização em operações especiais nos feriadões e finais de semana em que é esperada uma maior movimentação nas estradas e vias municipais. Além das polícias e Detran/RS, atuam como parceiros órgãos de trânsito municipais (EPTC em Porto Alegre), Cetran/RS, Famurs, Daer, Dnit, EGR e ANTT.

Nas 55 edições já realizadas até o momento, mais de 4,2 milhões de veículos foram fiscalizados. O resultado foi a autuação de 656,7 mil infrações, o recolhimento de mais de 65,5 mil veículos e 17,4 mil Carteiras Nacionais de Habilitação. Foram realizados 118 mil testes de etilômetro, que registraram 12.957 infrações por alcoolemia.

 

 

 

Fonte: Ascom DetranRS