Início Geral Melo e Sartori discutem ações de emergência pós temporal

Melo e Sartori discutem ações de emergência pós temporal

Prioridade da força-tarefa é restabelecer fornecimento de energia e de água

 

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, recebeu na tarde desse domingo, 31, o governador do Estado, José Ivo Sartori, para discutir as ações adotadas para recuperar a cidade e atender as ocorrências devido ao temporal da última sexta-feira, 29, e para definir novas medidas. Na reunião, com o secretariado do município e também gestores estaduais, realizada no Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), foi reforçada a prioridade para o restabelecimento da energia elétrica em toda a Capital e do abastecimento de água. Todos os hospitais, públicos e privados, já tiveram o fornecimento de luz normalizado e as seis estações de tratamento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também voltaram a operar. (fotos)
 
Melo agradeceu ao governador o trabalho intenso e o apoio das equipes da Brigada Militar,do Corpo de Bombeiros, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE),da  Defesa Civil Estadual e da Corsan nas ações de segurança pública, desobstrução das vias, restabelecimento da energia elétrica e do fornecimento de água. “Desde a noite de sexta-feira, em tudo o que precisamos e solicitamos ao governo estadual, fomos prontamente atendidos. Mostramos, mais uma vez, que é com integração e cooperação que vamos conseguir resolver os problemas que a cidade enfrenta devido a essa catástrofe. Temos um “exército” de mais de dois mil servidores do Município e do Estado trabalhando incansavelmente para que a vida em Porto Alegre retorne à normalidade”, afirmou o prefeito em exercício.  
 
A reunião foi o primeiro compromisso do governador na Capital depois do retorno das férias. Ele parabenizou o trabalho das equipes municipais e estaduais que integram a  força-tarefa. “Sabemos que vai levar um tempo para reconstruir tudo o que foi atingido nesta tempestade violenta e totalmente fora do normal. Mas estamos fazendo um esforço máximo e vamos efetivar, internamente no governo do estado, uma ação ainda mais solidária centrando todos os nossos esforços para que Porto Alegre supere esse momento”, disse Sartori.
 
O secretário de Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, ressaltou que todas as equipes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros estão à disposição da prefeitura em caso de necessidade. E anunciou o reforço no mutirão para a desobstrução da rede de energia e ruas com cerca de 80 apenados do regime semi-aberto, que trabalharão supervisionados por agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).  
 
Com o uso intensivo, alguns equipamentos, como motosserras, estão apresentando fadiga. Melo autorizou a contratação do serviço e a compra de novos aparelhos necessários à continuidade das operações. O prefeito em exercício também destacou o sucesso da utilização dos rádios digitais, fornecidos pelo Ceic, para a comunicação dos integrantes da força-tarefa. 
 
Energia e água – No fim da tarde desse domingo, 65 mil clientes continuavam sem luz nos bairros Cidade Baixa, Menino Deus, Bom Fim, Santana e Petrópolis. Todas as estações de tratamento do Dmae estão energizadas. Porém, como o tratamento da água e o bombeamento leva um tempo para ser normalizado, em quase todas as residências da cidade o serviço deve voltar ao normal até a noite desta segunda-feira, 1º.  
 
Os hospitais, públicos e privados, estão com energia elétrica normalizada. 15 caminhões pipa abastecem aquelas instituições que ainda encontram dificuldades porque a água chega sem pressão. Um grupo de trabalho foi formado com as administrações das instituições e representantes da CEEE e do Dmae para cuidar especificamente das questões relacionadas à rede de saúde. 
 
Dados – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ainda trabalha nos 26 pontos onde árvores bloqueiam totalmente vias dos bairros Menino Deus, Petrópolis, Cidade Baixa e Bom Fim. Seguem fora de operação 45 semáforos em diversas ruas da cidade. Um efetivo de 100 funcionários trabalha com foco na liberação dos trechos interditados. O monitoramento dos cruzamentos com sinaleiras sem energia está prejudicado. A prioridade é liberar as ruas para o trabalho da CEEE e isolar pontos de risco com fios energizados. Devido ao rescaldo da tempestade, excepcionalmente neste domingo a EPTC não bloqueou as vias e corredores de lazer.  
 
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolheu mais de 360 toneladas de resíduos vegetais e escombros somente no domingo. Desde o temporal, foram recolhidas 740 toneladas. São 290 servidores trabalhando com 70 caminhões. Também integra a força-tarefa o Exército Brasileiro, que está trabalhando no bairro Menino Deus com 40 militares, caminhões, viaturas e geradores. O Exército atua com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), enquanto os Bombeiros estão em outras frentes com a CEEE. (fotos)
 
O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) atendeu 16 pontos de alagamento. A situação foi normalizada em todos. Das 19 bombas do sistema de drenagem da cidade, nove seguem sem energia e dependem do restabelecimento do serviço para voltarem a operar.
 
Navegantes – Durante a reunião, Melo determinou que uma equipe seja direcionada para a total desobstrução das vias por onde passa a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, uma das maiores festas religiosas da cidade. O objetivo é garantir a segurança dos devotos. 
 
Rede de saúde – As emergências dos hospitais de Porto Alegre devem, se possível, ser evitadas nesta segunda-feira, 1º. A orientação foi anunciada pelos secretários adjunto de Saúde do município, Jorge Cuty, e do Estado, João Gabardo. A decisão foi tomada após reunião com os diretores da rede hospitalar.
 
A direção do Instituto de Cardiologia informou que as pessoas com exames e consultas marcadas para segunda-feira terão os horários reagendados. O atendimento do SUS foi cancelado, devido à queda de uma árvore sobre um dos ambulatórios. O atendimento também foi suspenso na emergência do Hospital de Clínicas. A interrupção deve-se à necessidade de as instituições concluírem os trabalhos de recuperação dos danos causados pela tempestade.
Comunicação de ocorrências – Para a comunicação de danos, a população pode contatar a prefeitura pelo telefone 156. O Fala Porto Alegre recebeu mais de 4 mil ligações desde o momento da tempestade, na noite de sexta. A Defesa Civil atende as emergências pelo 3268-9026, 24 horas por dia.

 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre