Início Geral Dia da Maturidade reúne 20 mil pessoas

Dia da Maturidade reúne 20 mil pessoas

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Como já era esperado, o dia da Maturidade Ativa da 31ª Oktoberfest foi uma verdadeira festa e movimentou o parque durante toda a última terça-feira, 13 de outubro. Com a ajuda do tempo bom e do clima agradável, mais de 20 mil pessoas – entre elas vovós e vovôs – que vieram em caravanas de mais de 50 municípios, se divertiram, participaram das mais diversas atividades culturais, shows e também aproveitaram para fazer compras na Feirasul.

Uma dessas caravanas e também uma das maiores, foi a que veio de Cerro Branco, município que fica a cerca de 66 quilômetros de Santa Cruz. De acordo com Rosane Beskow, a coordenadora do grupo de terceira idade Conviver, no total, vieram 80 idosos, de três grupos – além do Conviver, o Oficina da Vida e o Unidos da Serra -, em dois ônibus. Eles partiram do município de origem de manhã, bem cedo, e voltaram no fim de tarde.

Moradoras de Cerro Branco, as amigas vieram em uma caravana que encheu dois ônibus

Dentro da Oktoberfest, as vovós e vovôs do grupo, assim como outros tantos, puderam conferir as feiras de roupas e da agroindústria familiar, dançar ao som de diversas bandas como a Feliz em Festa, Os Colonos, Banda Munich, Banda Nowa, Banda Fest e Os 3 xirus, além de, claro, se refrescar bebendo um chope.

O pavilhão central permaneceu lotado durante toda a tarde

Um dos pontos mais disputados da tarde foi o Pavilhão Central, onde das 14h30 às 18h30 a Banda Fest embalou os festeiros, como as amigas santa-cruzenses Nelsi Blank e Inga Ellwanger. As duas explicam que frequentam a Oktoberfest no dia da Maturidade Ativa todos os anos, independente do clima, e que apesar do movimento e do abafamento causado pela grande concentração de gente no pavilhão, sempre dançam e se divertem a tarde inteira.

Nelsi e Inga vão ao parque todos os anos no dia dedicado à maturidade

No entanto, para aqueles que preferiam menos movimento e não foram até os pavilhões e lonões onde estavam as bandas, também teve banda indo até eles. Esse foi o caso da Zero 800, banda móvel que circulou pelas praças de alimentação e estandes das 11h30 às 15 horas.

 Banda Zero 800 circulou pelas praças de alimentação levando música a todos

Além dessas atividades, também aconteceram ações na Casa da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e em diversos estandes, como no do próprio Riovale Jornal. No primeiro, as pessoas puderam doar cabelos para a confecção de perucas ou lenços e ainda conferir dicas de diversas formas de uso dessa peça que foram dadas por uma estilista. No segundo, as pessoas puderam medir a pressão arterial com as funcionárias da farmácia Pague Menos.

No estande do Riovale Jornal as pessoas puderam medir a pressão arterial