Início Geral Bailarina que mora nos EUA está em Santa Cruz do Sul

Bailarina que mora nos EUA está em Santa Cruz do Sul

Divulgação/RJ

Ingrid integra a Companhia Dance Theatre of Harlem, em Nova Iorque

Vagner Cerentini

Ingrid Silva vai passar alguns dias em Santa Cruz do Sul, e durante sua estadia vai oferecer um workshop de balé clássico para as alunas da Ballance Escola de Balé, na próxima semana. A dançarina começou sua carreira aos oito anos de idade no Rio de Janeiro e atualmente é bailarina em Nova Iorque, onde mora há sete anos.
Recentemente a bailarina esteve no programa Encontro com Fátima Bernardes, onde falou sobre sua vida. Filha de uma empregada doméstica e de um funcionário aposentado da força aérea, a carioca Ingrid Silva diz que está vivendo um grande momento em sua vida, depois de muito esforço e de passar por momentos de racismo na sua carreira, ela é destaque na Dance Theatre of Harlem, uma companhia de balé dos Estados Unidos.
Ingrid resolveu passar uns dias em Santa Cruz do Sul porque seu marido está fazendo aniversário e os familiares dele são daqui. Ela mesma foi quem procurou uma escola de balé para demonstrar o seu trabalho e também estará na Unisc para falar um pouco sobre sua carreira.
Juliana Barbian diretora e professora na escola Ballance Escola de Balé, em entrevista ao Riovale Jornal, contou que ficou muito feliz quando recebeu o e-mail de Ingrid Silva, ela diz que mantém contato com Ingrid apenas dessa forma, mas que ela se demonstra uma pessoa muito simples e atenciosa. “É uma grande oportunidade para as alunas”, conta Juliana, pois “ela traz mais experiência e sendo uma solista no balé, vamos aprender mais sobre o estilo que ela apresenta”. 
“As alunas estão bem empolgadas”, ela ressalta – “Ingrid é o maior nome do balé que conseguimos trazer para a nossa escola, e isso significa muito para o balé na cidade. Mesmo sendo uma passagem rápida, a presença dela vai marcar muito a vida das alunas, pois Ingrid é uma forma de incentivo para todos os jovens que querem seguir carreira no balé”. E além de tudo isso, todas as alunas que participarem das oficinas vão ganhar um certificado que servirá como recordação para o resto de suas vidas.


Integrante de companhia norte-americana de balé, Ingrid Silva vai ministrar oficinas na cidade

O estilo

Juliana conta que o estilo de dança que Ingrid apresenta varia do clássico ao contemporâneo, talvez podendo ser chamado de neoclássico, que é o que melhor se adapta à Companhia  Dance Theatre of Harlem.

O Dance Theatre of Harlem

É conhecido como “a primeira companhia de ballet clássico negra” nos Estados Unidos. A primeira grande companhia de ballet que prioriza dançarinos negros, que agora está sob a direção de Virgínia Johnson. A companhia tem uma importância de inclusão, ela é multirracial, pois estende oportunidades para etnias em geral.

As Oficinas

Os cursos irão acontecer na sala da Ballance Escola de Balé, que fica localizada dentro do Colégio Marista São Luís e poderão participar das oficinas somente as alunas. As atividades terão um custo, mas quem quiser ir prestigiar o evento pode ir, pois é aberto para o público.

Horários                      25/mai                                     27/mai                                    28/mai
17:00 às 18:30       Balé Intermediário                        Balé Pontas                         Balé Intermediário
               
19:00 às 20:30         Balé Iniciante                 Contemporâneo intermediário               Balé Iniciante
                                  (7 a 10)                                        livre                            (a partir dos 11 anos)
21:00 às 22:30    Contemporâneo Iniciante                                                      Contemporâneo Iniciante
                                   (7 a 10)                                                                         (a partir dos 11 anos) 


Bailarina está em Santa Cruz do Sul e vai ministrar oficinas na Ballance Escola de Balé