O Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS) realizou, nesta quinta-feira (11), sua primeira audiência pública. Na oportunidade foram definidos quais são os desafios centrais da luta por direitos humanos e o que esperam do Conselho. O encontro ocorreu no auditório do Memorial dos Direitos Humanos do Mercosul e contou com a presença de conselheiros e militantes dessa área.
Para o presidente do conselho, professor Paulo César Carbonari, esta primeira audiência pública visa ouvir as organizações, os movimentos, as entidades, a sociedade civil e as demais pessoas que quiserem, pois é aberta para que indiquem quais – segundo suas compreensões-, são os principais desafios para fortalecer e avançar a luta por direitos humanos.
“Esta atividade serve também para saber o que a sociedade entende como sendo o papel do Conselho Estadual de Direitos Humanos, dado que o conselho foi criado por lei em janeiro deste ano e instalado pelo governador em agosto” afirma Carbonari, que lembra ainda que este foi um ano de montagem do regimento interno.
Ele aponta como metas do Conselho para 2015 a construção do Plano de Trabalho e da Conferência Nacional de Direitos Humanos, que terá etapas locais e estaduais. “O Conselho é recente, então vamos montar o plano de trabalho para o período e dentro deste as primeiras ações serão na realização da Conferência. Esta é nossa tarefa imediata para janeiro e fevereiro, além do nosso planejamento para o ano”, disse Carbonari. Ele ressalta que o Conselho está atento às lutas e conflitos dos quilombolas, índios, negros, sem-terra, entre outros.
Texto: Raquel Wunsch
Edição: Redação Secom