Noventa e um projetos científicos serão apresentados, nesta quarta e quinta-feira (10 e 11), no Seminário de Acompanhamento Parcial das pesquisas apoiadas pelo Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). O evento é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), pelo Ministério da Saúde, através do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Escola de Saúde Pública, da Secretaria de Estado da Saúde, e do Grupo de Pesquisa e Pós Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Os projetos são todos fomentados pelo edital Edital 002/2013, com análise por uma banca de avaliadores. O aporte de recursos é de R$ 7,3 milhões em pesquisas científicas e tecnológicas com foco na qualificação dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São abordados temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis, Câncer, Doença de Chagas, Doença de Huntington, Obesidade, dentre outros, nas áreas de Atenção, Vigilância e Educação e Gestão em Saúde.
A abertura do evento, nesta quarta-feira (10), contou com a apresentação de vídeo em comemoração aos 50 anos da Fapergs, seguido de manifestação da diretora presidente da instituição, Nádya Pesce da Silveira. “Trata-se do maior volume de recursos já aportado no Estado relativo a pesquisas sobre os SUS, o que possibilitou a participação de equipes qualificadas. Queremos, além de cumprir uma agenda oficial, dar visibilidade a este grande número de contribuições”, ressaltou em seu discurso.
A representante do Ministério da Saúde, coordenadora de fomento descentralizado do Programa, Érica Ell, destacou que a ação está presente em todos os estados brasileiros e salientou os objetivos do encontro. “A ideia é já compartilhar estes resultados parciais para promover a interlocução entre os pesquisadores e as áreas temáticas dos diversos serviços, pois a intenção é que estes resultados sejam aplicáveis ao cotidiano, que contribuam para a transformação e melhoria da Saúde em âmbito nacional.”
O PPSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, viabilizada por meio de parceria entre instâncias estaduais e federais de saúde e ciência e tecnologia, com o objetivo de descentralizar os recursos destinados à pesquisas de saúde em temas prioritários, principalmente as que visem contribuir para a resolução de problemas prioritários de saúde da população e fortalecer a gestão do Sistema Único de Saúde.
Texto: Marcia Borges
Edição: Redação Secom