Luana Ciecelski
Nova sede fica na rua Dorval Martins, mais próxima ao Centro de Oncologia do Hospital Ana Nery
Luana Ciecelski
[email protected]
A noite da última sexta-feira, 3 de outubro, foi de grandes emoções para quem acompanhou desde 2009 a construção da nova sede da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz. Com três pavimentos e o dobro do tamanho da casa anterior, a estrutura foi inaugurada oficialmente na rua Dorval Martins, a poucos metros de uma das entradas do Hospital Ana Nery, onde funciona o Centro de Oncologia Integrada. O evento contou com a presença de autoridades, associados, funcionários, voluntários, pacientes e familiares que tiveram a noite embalada por apresentações da banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), e do Grupo de Música da própria Aapecan.
Para o presidente das 14 Instituições espalhadas pelo Estado, Paulo da Siqueira Vasques, o momento foi mais do que especial. Emocionado, ele agradeceu às instituições que auxiliaram a construção com a doação de valores e ainda fez uma oração de agradecimento que dedicou a todos os pacientes. “Que eles encontrem nessa equipe dedicação e carinho todos os dias”, finalizou.
Já o coordenador da casa santa-cruzense, Luiz Cesar Dias, aproveitou o momento para agradecer e homenagear as empresas, instituições e pessoas que mais apoiaram a instituição. “Agradeço a todos os que acreditaram na possibilidade da construção”, falou. Receberam troféus honrosos voluntários, o pedreiro responsável pela construção, o vizinho que ajudou a cuidar da obra, a Paróquia Santo Antônio, além de diversas empresas, no entanto, o destaque foi para o Rotary Santa Cruz Oeste e o Lions Clube Centro, que doaram ainda em 2009, R$13 mil, que possibilitou o início da construção.
No total, a nova estrutura conta com quatro dormitórios com espaço para oito pessoas cada, sala de estar, secretaria, recepção, sala para assistentes sociais e psicólogos, sala administrativa, seis banheiros, uma cozinha, um depósito e um salão, localizado no último andar, onde será possível realizar as atividades oferecidas aos pacientes com maior conforto. Tudo foi construído tendo como base a adaptação física que os futuros pacientes podem precisar, visto que muitos fazem uso de cadeiras de rodas, por exemplo. No entanto, uma das maiores vantagens será o fim do aluguel pagado até então pela instituição.