Início Geral Mutirões são realizados nos bairros

Mutirões são realizados nos bairros

Luana Ciecelski
[email protected]

Com o objetivo de deixar a cidade mais limpa e facilitar o trabalho da comunidade no descarte de lixo, a equipe da Central de Serviços da Prefeitura de Santa Cruz do Sul está realizando uma série de mutirões de limpeza pelos bairros de Santa Cruz. A ação vem sendo realizada há cerca de um mês e nesse tempo, seis bairros já foram beneficiados e outros quatro ainda serão nas próximas semanas.
Num primeiro momento, as agentes de saúde passam nas casas avisando sobre o mutirão em determinada data e horário. Em alguns bairros, as associações de moradores contribuíram na divulgação e em outros, escolas municipais também colaboraram enviando bilhetes aos pais através das crianças e jovens, informando sobre a ação e sobre como proceder.
As famílias estão sendo orientadas a retirar todo o entulho e material possível de ser descartado dos pátios e levá-los para a rua na data da ação. A partir daí, basta o maquinário da Prefeitura passar recolhendo o lixo da frente das casas. Segundo o coordenador da Central de Serviços, Martim Duering, normalmente as famílias que tivessem interesse em limpar o pátio teriam que buscar a Prefeitura ou a Cooperativa de Catadores, no entanto, com essa atividade, esse trabalho é poupado e a comunidade não precisa se preocupar, basta colocar para a rua.
Os resultados podem ser avaliados pelo número de caminhões de lixo retirados de cada bairro. O recorde foi no bairro Bom Jesus, há cerca de um mês. De lá foram retirados 54 caminhões de lixo e entulhos. Em seguida, no bairro Menino Deus, foram 42 caminhões, nos bairros Margarida/Aurora e Monte Verde foram 32, no bairro Várzea 24 caçambas e nos bairros Senai e Pedreira juntos, 22 caminhões de lixo. Atualmente o mutirão está passando pelo bairro Faxinal e nas próximas três semanas, receberão o mutirão os bairros Santa Vitória, Beckenkamp, Bom Fim e Arroio Grande.
Os moradores ainda serão informados sobre as datas, mas já podem ficar alertas. A equipe trabalha durante cerca de cinco dias em cada um dos bairros. O material recolhido tem dois destinos: o lixão de galhos, localizado no Autódromo Internacional de Santa Cruz e a Usina de Reciclagem.

Luana Ciecelski

Moradores estavam esperando pelo maquinário da Prefeitura na tarde de ontem, no bairro Faxinal, para fazer o descarte do lixo

Trevo do Bom Jesus

O trevo do Bom Jesus, que liga a BR-471 com a RS-409 é outro ponto delicado do município de Santa Cruz quando o assunto é lixo descartado incorretamente. Há cerca de dois meses, o Riovale Jornal conversou com o então secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, João Miguel Wenzel e com o coordenador da Central de Serviços, Martim Duering para saber mais sobre as ações realizadas no local para inverter a situação. Na ocasião foi explicado que de tempos em tempos eram realizados mutirões de limpeza no local, e que também estava prevista uma limpeza da vegetação na área para evitar que usuários de drogas – que levavam grandes quantidades de lixo com eles – se dirigissem até o trevo para o consumo de entorpecentes.
No entanto, basta passar pelo local para ver que, apesar da maior visibilidade dada ao local pela poda das árvores e corte de plantas no entorno do trevo, ainda há lixo descartado incorretamente. Procurado novamente pelo jornal, Duering afirmou que apesar de a prioridade de trabalho estar concentrada na volta do Parque da Oktoberfest pela proximidade do evento, que inicia na próxima quarta-feira, 8 de outubro, há cerca de um mês o local foi limpo, quando o mutirão passou pelo bairro, e todo o lixo recolhido. Além disso, segundo ele, ainda antes da Festa da Alegria, será realizado “um pente fino pelos trevos de acesso da cidade”, para cuidar da limpeza. O trevo do Bom Jesus será um dos locais a receber cuidados.

Luana Ciecelski

Trevo recebeu limpeza há cerca de um mês e o lixo acumulado já pode ser visto novamente

Saiba o que fazer com seu lixo

De acordo com Martim Duering, um dos principais problemas que Santa Cruz enfrenta hoje é a falta de conscientização das pessoas e das empresas sobre as formas corretas de descarte do lixo no município. Uma das melhores alternativas é chamar a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), sempre que o descarte for de materiais que podem ser reciclados, mas existem outras opções e detalhes que devem ser observados:

– Uma empresa pode ser contratada para fazer o transporte e descarte de algum material, no entanto, nesse caso, é importante certificar-se de que ela o faz sempre em local correto;
– Não descarte móveis ou eletrodomésticos em terrenos baldios. Se você tem dúvida quando ao descarte correto, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e peça uma orientação. Os funcionários indicarão a melhor alternativa. No caso dos bairros que ainda receberão o mutirão de limpeza, essa também pode ser uma opção. Moveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos também estão sendo recolhidos pelos funcionários da prefeitura.
– Evite colocar sacolas de lixo na rua nos dias que não forem de recolhimento. Animais podem violar as sacolas e espalhar o conteúdo, dificultando assim o recolhimento por parte dos lixeiros. O lixo provavelmente ficará no chão e a cidade mais suja.
– Lembre-se: sempre que os resíduos sólidos forem recicláveis – papéis, vidros, papelão, plásticos ou metal – procure a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). Eles realizam a coleta seletiva no município. Basta ligar para o telefone: (51) 3902 7669; Você estará contribuindo com o meio ambiente e com a economia de diversas famílias que trabalham na cooperativa.
– Descartar quaisquer materiais ou objetos em local incorreto prejudica o meio ambiente e também a saúde. Os resíduos poluem o solo e a água e também propiciam a proliferação de ratos, baratas e outros animais.