Início Opinião Um novo Rio Grande precisa de municípios fortes

Um novo Rio Grande precisa de municípios fortes

Antonio Cettolin, presidente da Famurs

Um ano de mudanças, de renovação, de esperança e de muitos desafios. Assim, pode-se resumir a chegada de 2019. O novo governo federal tem pela frente a grande missão de recolocar o país nos trilhos. Enquanto isso, aqui no Rio Grande do Sul, a ordem é dar continuidade nos ajustes e avançar rumo ao desenvolvimento.

Nenhuma dessas tarefas será simples. A retomada do crescimento passa pelo equilíbrio das contas públicas e pelo resgate da confiança da nossa sociedade. Reduzir gastos e melhorar a gestão serão etapas determinantes neste processo. E as primeiras medidas promovidas por Jair Bolsonaro e Eduardo Leite já estão alinhadas a estes propósitos.

A expectativa dos prefeitos é de que sejam regularizados os repasses aos municípios. Sem eles, corre-se o risco de paralisação de serviços essenciais aos cidadãos, principalmente no que tange às áreas de saúde e educação. E não iremos ficar parados. Nossa luta seguirá constante pela melhor distribuição dos recursos do Estado e da União. Queremos, com isso, ampliar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. E para atingirmos este objetivo, iremos trabalhar de portas abertas, por meio do diálogo, com ações proativas e propositivas.

O momento exige de nós parceria, compreensão e respeito mútuo. Esse é o caminho a trilhar. É preciso darmos as mãos para garantir novas conquistas que tragam benefícios a todos. Renovamos, assim, o nosso compromisso de continuar trabalhando pelo fortalecimento dos nossos municípios e batalhando pelos interesses do povo gaúcho.

*Antonio Cettolin – Presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi