Início Opinião Unisc forma primeira turma de estudantes Parfor

Unisc forma primeira turma de estudantes Parfor

Professor Renato Nunes*

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) forma neste sábado, dia 6 de dezembro, às 19 horas, em seu Auditório Central, com a presença da comunidade local e regional e de autoridades ligadas à educação, sua primeira turma de estudantes do Programa Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor). O Programa proposto pelo Governo Federal, capitaneado pelo Ministério da Educação e pela Capes, visa à formação de professores que já estão atuando no magistério público (estadual ou municipal) e que ainda não possuem um curso de licenciatura. Há também uma modalidade desse Programa direcionada para professores que já possuem uma licenciatura, denominado “segunda licenciatura”. A Unisc ainda não oferece essa segunda modalidade, mas está prevista para 2015.
 Na modalidade Parfor, o estudante não paga nenhum valor por seus estudos, pois o Ministério da Educação entende a necessidade e a importância de formar professores para a Educação Básica por ser essa uma demanda da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Na Unisc, hoje, são mais de 170 professores matriculados em cursos Parfor (4 turmas de Pedagogia e 1 de Filosofia), e cerca de 40 professores diretamente envolvidos na sua formação.
A turma de formandas deste sábado pertence ao curso de Pedagogia da Unisc. São 26 estudantes que ingressaram na Universidade em outubro de 2010 e por quatro anos tiveram aulas nas sextas-feiras, à noite, e sábados, manhã e tarde. Além disso, nas férias de janeiro e julho de cada ano tiveram uma disciplina intensiva.
Passado esse tempo, o esforço e o empenho de cada uma agora é recompensado. As estudantes Parfor, que ora se formam, têm algumas peculiaridades: todas são professoras atuando em sala de aula (algumas 20, outras 40 horas semanais de trabalho); todas são responsáveis pela manutenção econômica da família (quem não em primeiro plano, em segundo); a grande maioria delas reside em outros municípios (o que provoca o deslocamento na sexta-feira e o pernoite em Santa Cruz do Sul para as aulas do sábado, ou um novo deslocamento no sábado); e todas são mulheres, o que implica cuidados especiais para com os filhos, maridos ou companheiros e demais afazeres característicos dessa condição.
O desafio pela busca de novos conhecimentos, por atualização didática e pedagógica, pela abertura “para novos mundos e possibilidades” fez com que abraçassem essa possibilidade que lhes batia à porta. E o fizeram com vontade e afinco. Agora, é aproveitar o momento e pensar novos planos, novos rumos, novos cursos. Parabéns e sucesso!

*Coordenador Institucional Parfor/Unisc/Capes