Início Geral eSocial em debate

eSocial em debate

Sandro Viana

Encontro com o Sindilojas foi realizado na noite de quarta-feira

O Sindilojas Vale do Rio Pardo realizou, na noite de quarta-feira, 23, a primeira edição do ano do Encontro com o Sindilojas, evento criado para apresentar o sindicato para os empresários da região. Na ocasião, foram discutidos, no auditório da entidade, o eSocial e a Medicina do Trabalho.
O presidente do Sindilojas, Mauro Spode, deu as boas-vindas a todos e salientou que o evento tem por objetivo esclarecer dúvidas quanto a assuntos voltados ao sindicato ou de interesse do empresariado. “Acreditamos que o eSocial e, por consequência, a Medicina do Trabalho são matérias que têm gerado muitas dúvidas para os empresários, que precisam se adequar às exigências dos órgãos competentes nos próximos meses”, argumenta Spode.
Para falar sobre a Medicina do Trabalho, esteve presente o médico e prefeito de Venâncio Aires, Aírton Artus, consultor da Clínica São Vicente, parceira do Sindilojas há 10 anos na prestação deste serviço. Também representando a clínica, palestraram a consultora técnica, Joanes Schwertner, o engenheiro de segurança, Gérson Fossatti, e a administradora Carolina Artus.
O presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp), Adilo Rehbein, também falou sobre o eSocial, alertando os empresários quanto aos prazos de adequação das empresas. O eSocial envolve a Receita Federal, a Receita Previdenciária (INSS), o Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal (FGTS). De acordo com Rehbein, os empregadores e os profissionais contábeis precisam estar em sintonia e organizados para cumprir os prazos estabelecidos pela legislação do eSocial, principalmente em relação aos registros de Eventos relevantes na relação trabalhista. “A não comunicação dentro do tempo proposto pode acarretar no pagamento de multas pela falta ou atraso na transmissão das informações”, explicou Rehbein.