O deputado estadual Lucas Redecker irá protocolar no começo da tarde desta terça-feira, 18 de fevereiro, o pedido de instalação de CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa. O requerimento já conta com a assinatura de 33 deputados estaduais e foi motivado pela crise no fornecimento de energia elétrica no RS. Conforme o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, para a abertura de uma CPI são necessárias um mínimo de 19 assinaturas.
Redecker afirmou que tem a expectativa de adesão de mais deputados pela terça-feira de manhã. Disse ainda que o enfoque da CPI será técnico e que está trabalhando na minuta do plano de trabalho para apresentar aos demais membros da CPI, a partir do momento em que ela estiver instalada.
“Em todas as regiões há registros de problemas de energia elétrica, não só nessas duas últimas semanas, quando tivemos uma forte onda de calor e temporais que ajudaram na deficiência energética do RS. Isso prova que o Estado não está preparado para enfrentar problemas sérios de falta de energia e climáticos, mas também problemas antigos como aumento de carga para empresas e produtores rurais. Há ainda o despreparo das empresas para atender ao cidadão, que passa horas no telefone aguardando o atendimento e ainda mais horas aguardando a solução do problema”, afirmou Redecker.
Redecker enfatizou que a CPI vai analisar, entre outros pontos, o cumprimento de cláusulas contratuais pelas concessionárias de energia. “Será avaliado o cumprimento ou descumprimento dos contratos por parte das concessionárias públicas. As agências reguladoras são responsáveis por acompanhar e investigar a execução dos serviços e até que ponto estão fazendo esse acompanhamento”, questionou.