Início Geral Bem estar: Saúde mental também requer atenção

Bem estar: Saúde mental também requer atenção

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Cada vez mais estamos correndo contra o tempo, contra o relógio. Talvez seja a ansiedade o grande mal do século atual. O corre corre do dia a dia, a corrida contra os ponteiros do relógio e a busca pela perfeição pessoal e profissional levam homens e mulheres cada dia mais a sentirem o amargo gosto da temida depressão na boca e do estresse. Por meio da psicologia, profissionais diagnosticam as mais variadas doenças, impulsionadas por problemas psicológicos. Saiba o que é possível fazer e o que realmente deve ser feito para evitar que o corpo humano seja afetado por um problema psicológico. 
Psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. É através dela que a profissional Roselaine Ferreira da Silva psicóloga – diretora científica e de ensino da Pronty assessoria organizacional  – realiza atendimentos em homens e mulheres, pacientes que buscam respostas para perguntas derivadas dos problemas encontrados no dia a dia. Segundo ela, desde o início dos anos 90, época em que iniciou os atendimentos, variou bastante o perfil do paciente. Nos primeiros anos, as mulheres eram quem mais procuravam o atendimento. Já entrando no século XXI, os homens passaram a ser maioria. Atualmente está equilibrada a busca pelo profissional da psicologia. 
Ainda segundo a profissional, homens e mulheres apresentam problemas distintos. “Ansiedade em especial pelo desempenho sexual, problemas de relacionamento em função de agressividade e ciúme. Muitos homens têm dificuldade em aceitar o sucesso profissional das parceiras. Já as mulheres sofrem com síndrome do pânico, estresse no trabalho. Elas estão muito mais exigentes em seu desempenho profissional e isso acarreta diversos sintomas”.
 
Reprodução/RJ

Roselaine: “Buscar o equilíbrio mental e emocional é sinônimo de saúde e valorização da vida”
 
 
Para quem está com dificuldade para aceitar qualquer tipo de problema psicológico e procurar ajuda, Roselaine afirma: “Não adianta mascarar problemas ou achar que se consegue lidar com eles de forma solitária. É muito importante buscar um profissional capacitado, que seja uma figura neutra em relação ao problema”. Ela ainda conclui: “Problemas reprimidos acabam por voltar à consciência de forma muito mais intensa, ocasionando outros problemas, até mesmo afetando a parte física. Buscar o equilíbrio mental e emocional é sinônimo de saúde e valorização da vida”.
 
Divulgação/RJ

Homens e mulheres sofrem com estresse e depressão