Everson Boeck
[email protected]
Os clientes e funcionários do Banco Mercantil do Brasilforam surpreendidos na última terça-feira, 7 de janeiro, pela notícia do fechamento da agência, localizada na Rua 28 de Setembro, no Centro de Santa Cruz do Sul. Na mesma data, seis funcionários foram demitidos – outros sete já haviam sido desligados, cinco ao longo de 2013 e dois logo após o recesso do Natal. As rescisões foram marcadas para o dia 15 de janeiro. Entre as demissões, estão a do dirigente do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul Alexandre Albertão e a de trabalhadores que estavam com a pré-estabilidade provisória de aposentadoria.
Atuando no País há 70 anos, o Banco Mercantil do Brasil presta serviços em Santa Cruz do Sul há 35 anos. A agência manterá o funcionamento normal até 14 de fevereiro. A orientação é que os clientes, os quais estão sendo comunicados sobre as mudanças por meio de aviso na própria agência e correspondências, não deixem para a última hora para procurar a agência e realizar suas transações.“Depois que a agência fechar as portas, no dia 14 do mês que vem, será muito mais demorado para resolver qualquer problema. Depois disso só por telefone ou se deslocando até outra cidade que possua agência do banco”, alerta o diretor de Comunicação do SindiBancários de Santa Cruz do Sul e Região, Cândido Castro Machado.Com o fechamento no município, apenas mais duas cidades no Estado representam a instituição – uma agência em Caxias do Sul e outra em Porto Alegre.
Em nota divulgada na terça-feira pelo Banco Mercantil do Brasil, sediadoem Belo Horizonte, Minas Gerais, a instituição garante tal medida representa tão somente remanejamento natural de foco de atuação, em fiel observância às condições mercadológicas vigentes e, especialmente, ao posicionamento estratégico do MB de fortalecer sua posição em regiões geográficas onde possui maior penetração e capacidade competitiva. Neste sentido, e como vem ocorrendo nos últimos anos, o banco dará continuidade ao programa de expansão da rede física, mediante a abertura de novas agências ainda neste mês de janeiro e nos meses seguintes de fevereiro e março.
Rolf Steinhaus
Banco está encerrando suas atividades depois de 35 anos de serviços no município
Contas
Os funcionários já trabalham na transferência das contas dos clientes. O banco informou que está tomando todas as providências necessárias para que estes tenham o mínimo incômodo possível. Conforme o diretor do Sindicato dos Bancários, os clientes da região podem optar por transferir as contas para os outros dois municípios – Caxias do Sul ou Porto Alegre – outrocar de banco.
Funcionários
A informação do SindiBancáriosde Santa Cruz do Sul é de que mais demissões vêm ocorrendo em outras agências do Banco no País, inclusive nas duas últimas agências ainda em operação no Rio Grande do Sul. Com atendimento personalizado aos clientes, a agência era reconhecida pela tradição financeira na cidade, sendo um banco diferenciado com poucas filas.
Na tarde de terça-feira, os oito trabalhadores demitidos desde dezembro se reuniram com a diretoria do SindiBancários. De acordo com Cândido, a preocupação agora é com os direitos trabalhistas destes empregados. “Sabíamos que o banco estava demitindo, mas para nossa surpresa desligou todos os funcionários da agência local, inclusive trabalhadores com mais de 28 anos de casa”, afirma. Segundo ele, o banco não irá realizar qualquer tipo de negociação. “Estamos dando todo apoio aos funcionários. Cada caso será analisado – como daqueles que possuem estabilidade e pré-estabilidade provisória de aposentadoria e não podem ser demitidos – e, para quem houver necessidade, a Justiça será acionada”, informa.
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi/RS) lamenta o fechamento da agência, assim como as demissões. A entidade alerta também aos Sindicatos dos Bancários sobre os direitos trabalhistas, especialmente para os casos de empregados em pré-estabilidade de aposentadoria. Nesses casos, os funcionários não podem ser demitidos e devem ser transferidos para outras agências, mesmo que em outra base, como Porto Alegre ou Caxias do Sul.
Rolf Steinhaus
Clientes ainda receberão orientações de uma equipe de Caxias do Sul
que está na agência até dia 14 do mês que vem