Diego Dettenborn – [email protected]
Na noite da última terça-feira, 12 de novembro, ocorreu no Teatro Mauá o IV Grande Debate. A ação que tem como tema “Redução da maioridade penal?” colocou frente a frente oito alunos. Divididos em duas equipes, uma a favor e outra contra, estudantes do ensino médio do Colégio Mauá argumentaram a respeito do assunto mostrando seus pontos de vista a partir de pesquisas feitas previamente.
A Equipe Hannah Arendt (assim batizada, em homenagem à filósofa política alemã) argumentou a favor da proposição supracitada e teve como membros os alunos Ana Flávia Fuerstenau – do 2º ano do Ensino Médio, William Polydoro, do 1º ano do Ensino Médio, Sigriny Bertão, do 1º ano do Ensino Médio, Gustavo Swarowsky, também do 1º ano do Ensino Médio. Já a equipe Michel Foucault (em homenagem ao filósofo francês) argumentou contra a redução da maioridade penal e foi formada pelos alunos Julie Herdina – do 1º ano do Ensino Médio, Mirela Redis, do 3º ano do Ensino Médio, Rafael Pirotelli, do 2º ano do Ensino Médio, Ana Carolina Leal, também do 2º ano do Ensino Médio).
Três jurados, Mártin Goldmeyer – Vice Diretor do Colégio Mauá, Roberta Ertal – Estudante de Direito e ex-aluna do Colégio Mauá e Cesar Goes – Cientista Social, Chefe do Departamento de Ciências Humanas da Unisc analisaram cada argumento, nos quesitos retórica e propriedade. Segundo Samuel Machado, idealizador e coordenador do projeto, a ação tem como objetivo aproximar os alunos dos problemas sociais. “É um projeto que visa, antes de tudo, uma relação mais íntima e proativa com a problemática social. É uma forma de envolvimento sadio e que muito acrescenta na formação dos adolescentes”.
Rolf Steinhaus
Samuel: “É uma forma de envolvimento sadio e que muito acrescenta na formação dos adolescentes”
Reconhecimento
O Colégio Mauá concorre a maior premiação do ensino privado do Brasil, promovida pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS). A escola santa-cruzense aparece entre as escolhidas para disputar o 4º Prêmio Inovação em Educação. Esta distinção reconhece iniciativas voltadas à produção pedagógica que resultem em melhoria na qualidade do ensino. Está dividida em duas categorias: Área Fim, cujo foco são ações dirigidas aos alunos, através do processo de ensino-aprendizagem; e Gestão Pedagógica, com foco na melhoria das ações e processos desenvolvidos pela gestão escolar.