Cristiano Silva
[email protected]
Na manhã da última terça-feira, 11, foi detido o responsável por aplicar golpes em advogados de Santa Cruz do Sul, se passando por um cliente desesperado precisando de auxílio. O golpista foi detido pela Polícia Civil enquanto tentava aplicar mais um golpe contra um advogado, que o reconheceu e chamou a polícia. O advogado, já informado sobre os golpes através de um material de divulgação interna, repassado pela subseção da OAB de Santa Cruz do Sul somente aos advogados da cidade e região, o reconheceu e conseguiu fazer a ligação para a polícia. A polícia, chegando ao local, abordou o golpista.
Segundo o presidente da OAB em Santa Cruz do Sul, Ezequiel Vetoretti, o golpista chegava aos escritórios desesperado, dizendo que morava em outra cidade e que era empresário e fazendeiro, explicando muito nervoso que acabava de saber por seus advogados que estaria sendo procurado pela polícia e que teria um mandado de prisão contra ele. Em razão de estar viajando, não o encontraram na sua residência e seus advogados, que estariam vindo para Santa Cruz do Sul, pediram que procurasse um advogado para levá-lo a um hotel e para que lá pudesse aguardar, em segurança, por eles.
O golpista afirmava estar sem dinheiro e que precisava que o advogado adiantasse o valor do hotel e refeições, mas que o dinheiro já estaria a caminho para acertar inclusive os honorários. Referia-se sempre que o processo era grande e que envolveria muito dinheiro. Dizia ser uma pessoa de posses e que pagaria o que fosse preciso pela ajuda, inclusive no golpe de terça-feira, se referiu sendo de Uruguaiana e cunhado de um grande empresário da Serra. Não foi confirmado nenhum caso de eventual sucesso do golpista, porém, ainda segundo Vetoretti, assim que teve conhecimento do que estava acontecendo, pois fora avisado por dois colegas, encaminhou um e-mail a todos os advogados da subseção de Santa Cruz do Sul e também da região: “A partir daí, recebi vários contatos de colegas que tinham sido procurados pelo suposto cliente. Hoje (terça-feira) pela manhã, enquanto tentava mais uma vez se passar por um cliente desesperado em um escritório de advocacia aqui de Santa Cruz do Sul, foi identificado pelos colegas que chamaram a Polícia Civil, que prontamente efetuou a detenção.”
Segundo o delegado de polícia Alessander Garcia, o responsável pelos golpes foi detido e encaminhado para a delegacia de polícia, onde se usou do direito de permanecer calado, em frente aos inúmeros depoimentos de vítimas o reconhecendo como golpista.
De acordo com Ezequiel Vetoretti, o golpista se aproveitou da situação ética da profissão de advogado: “O advogado, protetor da cidadania, trabalha com dois valores fundamentais: o sigilo e a confiança. Isso explica o alvo escolhido pelo golpista. Eu estava bastante preocupado com essa situação desde a semana passada, quando fiquei sabendo dos fatos. Encaminhei o e-mail para todos ficarem alertas ao suposto cliente e o resultado apareceu hoje (terça-feira) com a prisão do mesmo.”
Segundo a delegada Ana Luísa Aita Pippi, da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, terça-feira à noite foi decretada a prisão preventiva do suspeito em juizado: “O juiz decretou a prisão preventiva ontem (terça) à noite e o suspeito no momento está preso no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, aguardando o inquérito do caso. Temos até 10 dias para apresentar a conclusão do inquérito.”
Rolf Steinhaus
E-mail enviado por Vetoretti alertou advogados contra golpista