Início Geral Trevo Gaúcho Diesel: ações pela redução de acidentes

Trevo Gaúcho Diesel: ações pela redução de acidentes

O nome Gaúcho Diesel é fortemente atrelado ao trânsito da região. Não só pela atuação da empresa santa-cruzense, em atividade desde a década de 1940, mas também pelo trevo que leva seu nome – no entroncamento da RSC-287 e BR-471 com a entrada de Rio Pardinho (RSC-471). Neste último caso, porém, a referência nem sempre é positiva, já que durante um longo tempo o local foi palco de uma série de acidentes.
Apesar de o nome ter sido relacionado ao trevo informalmente – pela proximidade com a sede da Gaúcho Diesel –, a empresa entendeu, dentro de sua política de responsabilidade social, que também deveria ter participação na tarefa de diminuir a probabilidade de acidentes. Por isso, promove uma série de ações de conscientização que visam à redução da violência no trânsito.
A estratégia da Gaúcho Diesel é buscar a conscientização de seus públicos mais próximos – clientes, funcionários e colaboradores – e transformá-los em multiplicadores, levando esse aprendizado para as estradas a partir de exemplos positivos. “Trabalhamos no segmento do transporte e nos sentimos na obrigação de contribuir para a redução da violência no trânsito”, afirma o diretor da empresa, Dirceu Weiand.
As ações englobam temas que influenciam na ocorrência de acidentes, desde o alcoolismo até as infrações e a falta de cuidado com a saúde do motorista. Dentro deste contexto, uma das atividades foi a promoção de um evento em parceria com a Brigada Militar, alertando sobre os riscos e as implicações legais de dirigir sob os efeitos do álcool. A palestra, para funcionários e colaboradores, foi ministrada por uma equipe da 2ª Companhia da Brigada Militar de Santa Cruz do Sul.

Jansle Appel Junior

Trevo da Gaúcho Diesel sempre foi um dos pontos críticos do trânsito na região

O comandante, capitão Helsio Moises Segu Gaira, apresentou informações sobre os efeitos da bebida no organismo, os reflexos destas alterações na condução de veículo e a base da Lei 11.705, conhecida como Lei Seca – que teve artigos modificados em dezembro do ano passado, tornando-se mais rígida com os motoristas autuados. Como representação prática, funcionários voluntários se submeteram ao teste do etilômetro (bafômetro) após consumirem um chocolate com licor. “A Gaúcho Diesel é uma parceira da Brigada Militar. O trânsito gera muitas vítimas e a participação das empresas no sentido de minimizar esta condição negativa é essencial”, avaliou Gaira.
Outro ponto fortemente trabalhado foi a importância do controle da pressão arterial como uma das formas de evitar, por exemplo, um mal súbito ao volante. O diretor Dirceu Weiand adiantou que a intenção é seguir com a realização de parcerias com entidades e instituições para levar a seus públicos este conhecimento, contribuindo para a redução dos índices de acidentes não só no próprio Trevo da Gaúcho Diesel, mas em todo o trânsito da região. “Conscientizar nossos funcionários e clientes é uma forma de multiplicar este conhecimento e fazer a nossa parte.”

O TREVO
Ponto obrigatório de passagem para quem utiliza a RSC-287 como ligação entre a região Metropolitana e o Centro do Estado, o trevo da Gaúcho Diesel sempre foi um dos pontos críticos do trânsito no Vale do Rio Pardo até receber uma rotatória. O sistema, que faz com que os veículos reduzam a velocidade e tenham que contornar a rótula para seguir viagem, reduziu drasticamente as estatísticas negativas, mas colisões ainda são frequentes no local – por isso a importância da conscientização de condutores e pedestres.

Divulgação/RJ

Palestra, para funcionários e colaboradores, foi ministrada por uma equipe da 2ª Companhia da Brigada Militar

Saúde dos motoristas também recebe atenção
Outro aspecto observado pela Gaúcho Diesel como fator acessório para a ocorrência de acidentes é a falta de cuidado com a saúde dos motoristas, que pode levar até a um mal súbito. Pensando nisso, a empresa firmou uma parceria com o Curso de Enfermagem da Unisc. Estudantes da disciplina prática de Saúde Coletiva do Adulto e Idoso foram até a empresa para um dia dedicado à prevenção e combate à hipertensão.
Funcionários e clientes foram convidados a participar da verificação da pressão arterial e nível de glicose, além de receberem orientações e conselhos. “É uma iniciativa que demonstra cuidado. Quando a empresa proporciona uma oportunidade assim, temos que aproveitar sempre”, diz assistente de vendas Adriane Maus, funcionária da Gaúcho Diesel. O cliente Leomar Otmar Kiefer foi outro que avaliou a atividade. “Bem interessante, deveria ter mais vezes. Só traz benefícios.”