Em breve as crianças abrigadas pela Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame) poderão ter uma alimentação ainda mais saudável. Numa parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), que vai disponibilizar um técnico agrícola para a implantação da referida horta e também o plantio de mudas frutíferas. O profissional que vai trabalhar neste projeto é Daniel Sampaio.
Segundo a entidade, a horta será muito importante, pois o local poderá servir para a produção de legumes e verduras a serem utilizados na cozinha da instituição e incorporados à alimentação diária das crianças. A ideia também é fazer uma composteira para adubação orgânica, bem como criar um sistema de armazenagem, com o aproveitamento da água da chuva para irrigar os dez canteiros que serão confeccionados. Em uma área ao lado da horta serão plantadas algumas árvores de frutas cítricas, que também poderão ser aproveitadas pela instituição.
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
Local onde será implantada a horta que vai atender as crianças da Copame
Óleo saturado
A parceria com a Afubra também vai se intensificar em outro projeto – o de recolhimento de óleo saturado. Trata-se de um projeto que visa sensibilizar as pessoas sobre os prejuízos que o óleo de fritura pode causar ao meio ambiente quando descartado de forma incorreta, causando prejuízos indesejáveis ao meio ambiente. O material recolhido na instituição será repassado à Afubra, que vai compensar a Copame com um bônus de R$ 0,50 por litro. O valor será aplicado na aquisição de produtos na loja. As pessoas que quiserem se inserir no projeto e ajudarem no recolhimento do óleo saturado, poderão fazer sua entrega diretamente na Afubra, indicando como entidade beneficiada a Copame, que estará auxiliando em uma causa nobre.