A segunda edição do Praça da Cidadania acontece neste domingo, 19, a partir das 10 horas, na praça do bairro Senai. A programação mantém as principais atrações que marcaram o sucesso da primeira edição, como o concurso para escolha da bonequinha do bairro, às 14 horas, e o show de calouros, às 15h15min, e que vão eleger os melhores para a grande final que acontecerá em dezembro, na Praça da Bandeira.
A abertura festiva na praça do Senai ficará por conta da banda marcial do Serviço Social do Comércio (Sesi) que apresenta-se para o público às 11 horas. Antes, por volta das 10 horas, inicia a aula de ginástica ao ar livre e, na quadra esportiva, o jogo triangular de integração entre o Departamento de Esporte da Prefeitura, o time Amigos do Bairro e a Associação de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Afasc). O clima de alegria e diversão promete estar presente do início ao final do evento com as trapalhadas e a animação garantida do palhaço Popoka.
Mas a tônica desta vez serão as novidades que incluem serviços e entretenimento. Uma agência de empregos da cidade, a RH Unica, estará realizando gratuitamente, durante todo o dia, o cadastramento de pessoas que estão à procura de uma vaga no mercado de trabalho. Eles também poderão saber das oportunidades de emprego atualmente disponíveis. Já no início da tarde integrantes do Corpo de Bombeiros estarão palestrando sobre primeiros socorros e orientando a população sobre como reagir em casos de acidentes domésticos, como quedas, queimaduras, afogamentos e outras situações inesperadas.
Completando o bloco de novidades, a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) com um momento todo especial para a garotada: a hora do conto. Em um espaço reservado para esta atividade a contadora de estórias vai levar a meninos e meninas de todas as idades a mágica da literatura infantil, através de contos, fábulas e outras formas de narrativa.
O restante da programação inclui mateada com a Ervateira Santa Cruz, passeios a cavalo com a Brigada Militar, brinquedos infláveis, praça de alimentação, jogos de futsal, brincadeiras, troca de lixo eletrônico por mudas de árvores frutíferas, verificação de pressão arterial e orientações em saúde preventiva, conexão a internet por wireless, através da Viavale, e encerramento com participação do grupo Muleques do Samba, pra ninguém ficar parado, a partir das 16 horas.
Iniciativa pretende deixar legado à comunidade
De acordo com o secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, o projeto Praça da Cidadania consiste em uma convergência de ações que integram várias secretarias de governo e que, a exemplo da primeira edição, demonstram uma repercussão positiva dessa união de esforços. “O Praça da Cidadania é na verdade um marco para devolver à comunidade um espaço de lazer que é dela, mas que se encontrava sem condições de ser frequentado, e que, a partir da revitalização, está sendo novamente entregue para as famílias. O propósito desta iniciativa é deixar um legado à comunidade”, disse.
Além da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, responsável pela organização do projeto, trabalham para deixar a praça em condições de receber o evento, as secretarias de Transportes e Serviços Públicos, responsável pela iluminação; de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, responsável pela colocação dos brinquedos infláveis; e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, responsável pela revitalização da praça com corte de grama, pintura e limpeza do local. A infraestrutura ainda será incrementada com a colocação de banheiros químicos para atender o público esperado. Em caso de chuva, o evento fica transferido para o domingo, dia 26.