Início Geral Plano de saneamento deve ser revisado

Plano de saneamento deve ser revisado

Suilan Conrado
[email protected]

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PP), anunciou na tarde desta quinta-feira, 2, que o governo decidiu rescindir a licitação da água, lançada pela gestão anterior. A decisão foi tomada com base no parecer entregue pela comissão que analisou o Plano Municipal de Saneamento desde fevereiro, e concluiu que o documento não é adequado, principalmente por não prever investimentos que atendam às necessidades do município.

Rolf Steinhaus


Telmo Kirst (centro): Plano de saneamento não previa a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água

De acordo com Telmo, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que não estava prevista no Plano, é fundamental para Santa Cruz. “Temos a necessidade de buscar outras fontes de água, caso contrário, em 15 anos, teremos sérios problemas”, avaliou o prefeito.
O Executivo irá agora contratar uma empresa que fará uma revisão do Plano. A expectativa é de em 4 meses, definir um posicionamento. A municipalização da água, não está descartada.  “Tudo pode acontecer. Podemos fazer uma negociação com a Corsan, o município pode assumir os serviços e até um novo edital pode ser lançado”, explicou o prefeito.

Dentre as falhas identificadas pela comissão, incluem-se ainda a desatualização do plano, que foi elaborado com base em dados de 2008, dificultando o planejamento de soluções para os problemas relativos ao abastecimento no município. Independente do desfecho, Telmo afirmou que o governo não abrirá mão do desconto na tarifa de consumo.