Início Geral Praça da Cidadania: Centenas aproveitam o domingo de sol

Praça da Cidadania: Centenas aproveitam o domingo de sol

DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO

Houve intensa participação das crianças na primeira edição do evento

Um domingo diferente para os moradores do bairro Schulz. Alegria, música e muita diversão não faltaram na primeira edição do Projeto Praça da Cidadania que levou cerca de 1,5 mil pessoas à praça de lazer do bairro. Totalmente revitalizada pela Prefeitura e entregue à comunidade, a praça foi palco de uma programação ininterrupta que iniciou por volta das 10 horas da manhã e terminou somente no final da tarde.
A banda do 7º BIB abriu o evento e, na sequência, jogos de basquete e futsal, ginástica, brincadeiras, animação com o palhaço Popoka, apresentação artística do CTG Lanceiros de Santa Cruz, concurso e show de calouros animaram o público que não se intimidou com o calor e nem com a ameaça de chuva.
Um dos momentos mais aguardados da tarde teve como cenário uma praça lotada de famílias residentes no bairro e adjacências. O concurso que elegeu a boneca do bairro contou com a participação de 15 candidatas. E no corpo de jurados estavam beldades santa-cruzenses,  ex-princesas da Oktoberfest e da Lifasc.
A pequena Manueli Coradi, 8 anos, foi a grande vencedora do concurso e levou para casa a faixa de bonequinha do bairro Schulz. Formando a corte também foram eleitas como primeira princesa Manuela Etges D`Avila, 8 anos, e como segunda princesa Lara Eduarda de Oliveira, 8 anos. Já o título de boneca simpatia ficou com Marjory  Bastos de Melo, 7 anos.

DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO

Concurso Bonequinha do Bairro contou com a participação de 15 candidatas

Orgulhosa com a conquista da pequena Manueli, a mãe Cristina Coradi, 30 anos, disse que a escolha em participar do concurso partiu da menina, mas com o incentivo de toda a família.  “Ela já participou de desfiles menores, mas de um concurso assim foi a primeira vez. Preparamos ela e dissemos que perder ou ganhar fazia  parte do jogo e que o importante mesmo era participar”, contou.
Na torcida da pequena Manueli estavam também o pai Rubem e a vó Dona Neurides, que depois da vitória era só felicidade. “Eu sempre fico feliz com minha neta, ela é a alegria da minha vida”, disse.
Outro espetáculo à parte foi o show de talentos na música e na dança que a garotada do bairro Schulz fez questão de dar para a comunidade. Difícil foi escolher os melhores. Em primeiro lugar, com a performance Danças Urbanas, ficou a menina Lara Eduarda de Oliveira, 8 anos, em segundo, a dupla João Victor e Rafael, ambos 9 anos, cantando Tchu, tcha, tcha e, em terceiro, Gabrieli Lemos Couto, 10 anos, interpretando  o sucesso Te Vivo, de Luan Santana. Em dezembro eles participam da grande final do concurso que será realizado na Praça Siegfried Heuser.

Educação e consciência
Mas a tarde não foi só de diversão, o projeto Praça da Cidadania, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, também levou educação e conscientização aos moradores do bairro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade entregou mais de 200 mudas de árvores frutíferas em troca de lixo eletrônico. Quem tinha guardado em casa monitores velhos, rádios, telefones e todo tipo de equipamento já sem uso, aproveitou a oportunidade para fazer um descarte consciente e poupar o meio ambiente da poluição.
E no veranico antecipado de maio, não faltou quem não aproveitasse para verificar a pressão arterial. Mais de 70 pessoas aproveitaram o serviço que também permaneceu a disposição durante todo o dia. O ônibus da Secretaria Municipal de Saúde também levou à praça orientações sobre tuberculose, distribuição de preservativos, material informativo, exames de saúde bucal, encaminhamentos e até distribuição de escovas de dentes para o público infantil.

DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO

Foram entregues mais de 200 mudas de árvores frutíferas

Também a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes se fez presente no evento levando para a praça um pouco de literatura, através do projeto “Ler faz a diferença”. A escola inteirinha interrompe todas as demais atividades para dedicar-se somente à leitura, durante todo um período, uma vez por semana. Instaladas em uma pirâmide com mesa, cadeirinhas e livros infantis, as professoras também chamaram a atenção dos pequenos. Assim foi também com os brinquedos infláveis, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, que costuma ser atração garantida em qualquer evento.

Legado para a comunidade
Durante todo o dia, funcionários da Prefeitura estiveram percorrendo a praça e conversando com as pessoas, em uma espécie de ouvidoria, colhendo sugestões, ouvindo críticas, reclamações e também elogios. A ação será levada para todos os bairros, durante as próximas edições do Praça da Cidadania. A ideia é ouvir as demandas da comunidade e poder dar a elas um rápido encaminhamento.
Para o prefeito Telmo Kirst, a manutenção dos espaços de lazer dentro dos bairros é um compromisso da Administração.  “Vamos fazer este trabalho de revitalização com muita força em todos os bairros da cidade”, disse. Ao dar as boas vindas à comunidade, ele anunciou a instalação de uma academia ao ar livre na praça, atendendo um pedido dos moradores.
A partir de agora, além de revitalizada, a praça passa a contar todos os finais de semana com acesso gratuito à internet, disponibilizado pela Viavale que, em parceria com o poder público instalou no local, uma câmera de vigilância, proporcionando mais segurança aos frequentadores da praça.