A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, promove neste domingo, dia 28, na praça do bairro Schulz, a primeira edição do Projeto Praça da Cidadania. A iniciativa inédita é fruto de uma parceria com a associação de moradores e vai levar uma vez por mês lazer e diversão aos bairros da cidade.
Neste domingo, a programação começa às 10 horas com uma aula aberta de ginástica ao ar livre e jogos de integração. Às 11 horas a Banda do 7º BIB fará uma apresentação no local e, na sequência acontecem os jogos de exibição do Projeto Cestinha da Unisc. As atividades são voltadas para toda a família e se estendem ininterruptamente até as 17 horas.
Quem chegar cedo pode começar o dia com um bom chimarrão. Basta levar cuia e bomba, pois a erva mate e a água ficarão por conta da ervateira Santa Cruz. Além de um leque de atrações esportivas, artísticas e culturais, senhoras do grupo da Terceira Idade Alegria de Viver comercializarão, no quiosque da alimentação, cucas, biscoitos, bolos, refrigerantes e outros quitutes.
Para o público infantil não vai faltar diversão. Brinquedos infláveis estarão à disposição da garotada, e os pais poderão contar com o auxílio de uma recreacionista. A Brigada Militar também estará presente, e a comunidade poderá fazer passeios a cavalo ao longo do dia, com a orientação dos policiais militares.
Na parte da tarde terão início os jogos de futsal, masculino e feminino, dos 9 aos 15 anos, com inscrições na hora. Mas o ponto alto do evento deverá acontecer a partir das 14 horas, com a realização do concurso para escolha da bonequinha do bairro, voltado para meninas dos quatro aos oito anos de idade. Em um tapete vermelho elas farão três desfiles, sendo dois coletivos e um individual. As meninas serão avaliadas por uma comissão julgadora, composta por personalidades de Santa Cruz do Sul, segundo os critérios simpatia, comportamento, desfile e beleza. A primeira mais votada, por ordem de classificação, será eleita a boneca do bairro; a segunda e a terceira colocadas serão, respectivamente, primeira e segunda princesa boneca. Já a quarta colocada receberá o título de boneca simpatia.
Outra novidade é o show de calouros, uma oportunidade para dar visibilidade aos talentos locais, na música, dança, poesia e teatro. Os participantes que obtiverem as três maiores notas receberão troféus e estarão classificados para a etapa final que acontece em dezembro na Praça Siegfried Heuser. Já no encerramento, por volta das 17 horas, a agitação maior ficará por conta do show com o grupo Muleques do Samba.
O Praça da Cidadania também terá espaço para a conscientização. O evento será uma oportunidade para quem tiver guardado em casa lixo eletrônico e outros materiais recicláveis. A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade estará no local com um ponto de coleta, onde os resíduos serão trocados por mudas de árvores. Outro serviço que estará disponível para os moradores é a Ouvidoria da Prefeitura. Um funcionário receberá as reclamações, dúvidas, sugestões, elogios e colaborações. Já na área da saúde, quem quiser poderá dar uma pausa nos momentos de lazer para verificar como anda a pressão arterial e a taxa de glicose. E quem, mesmo apesar de tantas atrações, ainda quiser dar uma espiadinha no mundo virtual, a Viavale vai disponibilizar internet gratuita. A partir de então, o serviço estará disponível todos os finais de semana.
Para deixar a praça em condições de receber o evento e de congregar os moradores durante todo o ano, as secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, parceiras da ação, promoveram uma série de melhorias. As intervenções incluíram limpeza, corte de grama, reparos nos brinquedos, quadras e equipamentos esportivos. A infraestrutura ainda será incrementada com a colocação de banheiros químicos para atender o público esperado.
Segundo o secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, o Praça da Cidadania significa uma oportunidade para que as pessoas se aproximem. “A correria do dia a dia, em virtude da jornada de trabalho, afasta as pessoas do convívio social, por isso queremos mudar um pouco esta realidade, proporcionando momentos para que as pessoas possam trocar experiências e sentir orgulho do lugar onde moram.”