Na última terça-feira, 23, o presidente da OAB/RS – Subseção Santa Cruz do Sul, Ezequiel Vetoretti esteve reunido com representantes das procuradorias públicas para tratar da criação da Comissão da Advocacia Pública. O intuito é o de debater as situações pertinentes à categoria. Participaram do encontro ainda a procuradora da Fazenda Nacional, Iolanda Guindani; os procuradores federais Thiago Marchioro e Jaques Paul e a procuradora do Estado do Rio Grande do Sul, Daniele Spohr.
Os participantes elogiaram a iniciativa da OAB, que pela primeira vez em Santa Cruz do Sul, promove esta aproximação da entidade com a advocacia pública e enfatizaram a necessidade de uma campanha de divulgação da função e relevância da advocacia pública para o cidadão, além de pautas corporativas a serem defendidas através da entidade.
Divulgação/RJ
Encontro entre os procuradores e o presidente da OAB/RS – Santa Cruz, Ezequiel Vetoretti
O presidente Ezequiel Vetoretti destacou a importância da criação desta Comissão para que a OAB possa amparar o advogado público, numa aproximação da entidade. “A valorização da advocacia deve alcançar todos os advogados. Queremos os advogados públicos dentro da OAB. Essa comissão será a voz da advocacia pública”. O procurador federal Jaques Marcelo Paul saudou a iniciativa da OAB local, e se disse entusiasmado com a criação da Comissão que será importantíssima para auxiliar a advocacia pública em diversas demandas como, por exemplo, na informação ao cidadão quanto ao trabalho realizado pelos procuradores.
Segundo o presidente da OAB/RS – Santa Cruz do Sul, Ezequiel Vetoretti, o primeiro passo foi dado para a criação da comissão. “Esperamos a participação dos colegas para que esta comissão alcance os fins desejados”, observa. Ele lembra que em âmbito nacional a Ordem dos Advogados do Brasil está fazendo um trabalho de conscientização a fim de valorização da advocacia pública. Nos próximos dias novos encontros devem ser agendados para planejar as ações que serão desenvolvidas em conjunto.