Início Geral Domingo é o dia de homenagear os metalúrgicos

Domingo é o dia de homenagear os metalúrgicos

Ana Souza
[email protected]

O dia 21 de abril lembra diversas datas especiais, entre elas o Dia dos Metalúrgicos, profissionais que constituem uma das mais numerosas classes de trabalhadores do Brasil, tendo como patrono o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
No ramo da Metalurgia, os metalúrgicos encontram um grande campo para exercerem seu profissionalismo. Como por exemplo o de formação técnica que dá forma e acabamento aos diversos produtos derivados dos metais. O Engenheiro Metalúrgico com formação superior e científica, se ocupa da extração de minérios, sua transformação em metais e ligas metálicas e a utilização na produção de máquinas, estruturas metálicas ou peças.
O trabalho dos metalúrgicos, ao longo da história, é marcado pelas lutas sindicais. Estas deram origem ao Partido dos Trabalhadores (PT), a partir de 1979, e da Central Única dos Trabalhadores, fundada em agosto de 1983. Um exemplo de destaque é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, projetado nas conquistas diante do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista. Lula aposentou-se como torneiro-mecânico, sendo também fundador e primeiro presidente do PT.

O RAMO

A Metalurgia – trabalho de extrair e manipular os metais a partir dos seus minérios – surgiu em 3.700 anos A.C. Naquela época, sumérios e egípcios fundiam prata e ouro. Já em 1730, na Inglaterra, ocorreu a fundição do zinco e, através do inglês Benjamim Huntiman, dez anos depois, a do aço. Com a queda da economia cafeeira, na década de 1930, o progresso industrial se desenvolveu no Brasil. A produção passou a ser em série e em larga escala, fazendo com que diversos trabalhadores deixassem a lida do campo para buscar emprego na cidade. Profissões como o de operário industrial, operador de máquinas, encarregado de produção foram se destacando e estes deram origem ao metalúrgico.

BRASIL

Além do aço bruto, o Brasil é grande produtor e exportador de ferroligas: produz mais de um milhão de toneladas por ano e é o terceiro do mundo, atrás apenas da África do Sul e da França. O grande processo de industrialização ocorrido no Brasil, na década de 50, foi marcado principalmente por uma drástica redução nas importações de materiais da indústria metalúrgica. Houve um aumento significativo da produção no setor, principalmente na siderurgia.
Isto, somando-se à inovação tecnológica na década de 70, fez com que nosso país ganhasse posição de destaque na metalurgia, sendo hoje um dos 10 maiores produtores de aço do mundo. São mais de 24 milhões de toneladas de aço bruto produzidas por ano, segundo a Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. Várias crises nos anos 70 despertaram para a necessidade de se renovarem os métodos de produção, gerando menos desperdício de energia; para transpor as crises, foram necessárias criatividade e pesquisas, das quais hoje colhemos os frutos.
A primeira fábrica de ferro surgiu em 1590, onde hoje fica Sorocaba, no interior do estado de São Paulo. O mérito se deve a Afonso Sardinha, que descobriu o minério magnético (magnetita) e passou a produzir ferro a partir de sua redução, utilizando como redutor o coque.
 

Fotos: Ana Souza

No ramo da Metalurgia, os metalúrgicos encontram um grande campo para exercerem seu profissionalismo

_____________________

Metal Haus: 20 anos de atuação

A Metal Haus Metalúrgica Ltda., atua em Santa Cruz do Sul há 20 anos e está localizada na Rua Conselheiro Riedl, 153, no Bairro Arroio Grande. Na Metal Haus você encontra tudo em ferro, alumínio, galvanizado e inox, além de corte e montagens de aberturas, grades e portões. O horário de atendimento é comercial e aos sábados até o meio-dia. Faz orçamento sem compromisso.
À frente da empresa está Adalcir Garcia, que traz 20 anos de experiência no ramo da Metalurgia. “O Dia do Metalúrgico é uma data para lembrar, comemorar e intensificar a importância do setor metalúrgico para a sociedade, tanto funcional quanto econômico.”

Empresa Metal Haus trabalha com ferro, alumínio, galvanizado e inox

___________________________

Funilaria Ebenezer: presença na área da Metalurgia

Com endereço na Rua Pita Pinheiro, 175, Esquina Irmão Sebastião, a Funilaria Ebenezer presta serviços há um ano na área da Metalurgia, atendendo Santa Cruz do Sul e região. No local são feitas calhas, algerosas, coifas, canos, capa muros, canos de fogão e lareiras, entre outros. O horário de atendimento é das 8h às 11h45min e das 13h15min às 18h.
Há nove anos trabalhando no ramo, Emerson Nery aprendeu o ofício por conta própria. Com ele trabalham mais três funcionários: Janer, Leonardo e Samanta. “A data dedicada aos profissionais metalúrgicos serve para valorizar a classe”, enfatiza Emerson Nery.

Leonardo e Emerson: profissionais metalúrgicos

Funilaria Ebenezer está localizada na Rua Pita Pinheiro, 175, Esquina Irmão Sebastião