Início Geral Sebrae/RS instala sede regional em Santa Cruz

Sebrae/RS instala sede regional em Santa Cruz

Ana Souza
[email protected]

Mais uma novidade ganha destaque em Santa Cruz do Sul. Ocorreu na noite de terça-feira, 16, a cerimônia de instalação oficial da nova sede regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Instalada na Rua Venâncio Aires, 647, a sede deixa o município de Lajeado – onde estava desde 2005 – e passa a funcionar em Santa Cruz do Sul, na qual já mantinha uma Unidade de Atendimento no mesmo endereço onde funcionará a sede regional. A entidade, que visa aproximar-se cada vez mais das realidades regionais, conta com atendimento de 62 municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo. As ações do Sebrae/RS regional estão focadas no fomento ao empreendedorismo e no impulso para o crescimento das micro e pequenas empresas.
O evento reuniu diversas lideranças da região, entre elas o superintendente estadual do Sebrae, Léo Hainzenreder; o diretor de Administração e Finanças, Marcelo Ribas; a gerente da unidade regional, Liane Klein; a vice-prefeita Helena Hermany; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato; entre outras.
Segundo o diretor de Administração e Finanças, Marcelo Ribas, a instalação visou ter um local adequado para atender os empresários que buscam o auxílio do Sebrae/RS. “Espero que a nova unidade regional esteja a altura da expectativa dos empresários da cidade e região, sendo um grande esforço de todos ligados ao Sebrae/RS.”
O superintendente estadual do Sebrae, Léo Hainzenreder, enfatizou que a entidade atua com projetos coletivos nas áreas da indústria, comércio e agronegócios. “A unidade regional proporcionará mais contato com a comunidade. Unindo a área administrativa e a unidade regional, haverá mais facilidade para os empreendedores de Santa Cruz encaminharem projetos.”
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, frisou que Santa Cruz vive uma sucessão de boas notícias. “Santa Cruz do Sul tem uma grande vocação logística. A decisão do Sebrae/RS em colocar sua sede regional aqui vem ao encontro do ciclo de desenvolvimento econômico de nossa cidade, que terá continuidade com a união do empresariado e da classe política.”
A mudança da regional para Santa Cruz foi em decorrência da população ser maior e da ascensão da economia do município. Conforme o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de 2012, com base no ano 2010, Santa Cruz do Sul figura na segunda posição entre os municípios que mais avançaram em termos socioeconômicos no Rio Grande do Sul. O município também implementou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e possui mais de 9,5 mil negócios e 3.260 estabelecimentos agropecuários.

RECONHECIMENTO

Uma das metas do Sebrae/RS na área de políticas públicas é implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios gaúchos. Durante a solenidade, a direção do Sebrae/RS fez a entrega do selo de implementação da referida lei para Santa Cruz do Sul, que se transforma na 71ª cidade do Estado a colocar a legislação efetivamente em prática. Com esta ação, o município cria um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais.
A vice-prefeita Helena Hermany destacou a importância da presença da Regional do Sebrae no município. “Para Santa Cruz, termos um escritório regional do Sebrae é de grande importância para as micro e pequenas empresas.  Uma cidade se desenvolve com o crescimento de suas empresas. O Sebrae está aqui para amparar as empresas.”

A REGIONAL

A Regional do Sebrae/RS – que tem na presidência  Vitor Augusto Koch – atende 62 municípios e, em 2013, pretende atender mais de 5,4 mil empresas, como também empreendedores interessados em dar os primeiros passos no mundo dos negócios. Além da sede em Santa Cruz do Sul, Lajeado agora possui uma Unidade de Atendimento e os municípios de Encantado, Teutônia e Sobradinho contam com Pontos de Atendimento ao Empreendedor.
A Regional Vales do Taquari e do Rio Pardo atende os municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Cachoeira do Sul, Candelária, Canudos do Vale, Capitão, Cerro Branco, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estrela, Estrela Velha, Fazenda Vilanova, Fontoura Xavier, Forquetinha, General Câmara, Gramado Xavier, Herveiras, Ibarama, Ilópolis, Imigrante, Lagoa Bonita do Sul, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Novo Cabrais, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Rio Pardo, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sério, Sinimbu, Sobradinho, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Tunas, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires, Vera Cruz, Vespasiano Correa e Westfália.

_____________________

Projetos coletivos: sinônimo de investimentos

Para aqueles que pretendem abrir ou aperfeiçoar uma micro ou pequena empresa, a Regional disponibiliza seis projetos coletivos e um projeto de atendimento individualizado de clientes, que são: Capacitar as Empresas de Redes de Cooperação da Região; Desenvolver as Empresas da Indústria; Desenvolver os Sistemas Agro Familiares nos Vales; Produção Integrada dos Sistemas Agropecuários; e Qualificar o Setor de Serviços e Desenvolver o Território da Região Vales do Taquari e Rio Pardo. Essas iniciativas significam mais de R$ 2 milhões em investimentos do Sebrae do Rio Grande do Sul. Interessados em buscar o apoio e as orientações devem ligar para a Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800.

Fotos: Rolf Steinhaus

Unidade atenderá 62 municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo

Hainzenreder: “Sede regional visa mais proximidade com a comunidade”

A gerente da unidade regional, Liane Klein; o superintendente estadual do Sebrae, Léo Hainzenreder e o diretor de Administração e Finanças, Marcelo Ribas fizeram a entrega do selo da Lei das Micro e Pequenas Empresas para a vice-prefeita Helena Hermany e para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato