Ana Souza
[email protected]
Comprometida com a melhoria das práticas pedagógicas, a 12ª Crassers (Coordenadoria Regional da Assers – Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul) de Santa Cruz do Sul, realizará de 24 de abril a 24 de setembro, o 2º Encontro Regional de Formação Continuada de Supervisores Escolares 2013, tendo como público alvo integrantes das redes pública e privada. A formação terá como tema As Dificuldades de Aprendizagem, trazendo como título Aprender a Ensinar.
No total serão cinco encontros, somando 40 horas (com certificação). Todos acontecem no auditório do Cemeja, Sala 315 no prédio da Smec, das 8h30min às 12h e das 13h às 16h30min, nas datas de 24 de abril, 24 de maio, 24 de junho, 22 de agosto e 24 de setembro.
O objetivo do Encontro de Formação é oportunizar aos supervisores espaço para aprender ensinando a aprender, verificando ausências e respondendo às urgências no ensino com crianças que apresentam dificuldades. O custo para sócios é de R$ 15,00 e não sócios R$ 35,00. Para maiores informações os contatos são através dos telefones: 9694-2099 e 9526-6629 ou através do e-mail: [email protected]
A PROGRAMAÇÃO
A palestra que acontece na manhã de 24 de abril terá como tema “Conviver com as diferenças: um desafio para todos”, com a psicóloga Márcia Rochane do Nascimento. Durante a tarde será abordado “O diagnóstico: interpretando CIDs e CIFs. Trabalhando com dificuldades de aprendizagem sem laudo médico”. Os palestrantes serão o doutor Cristiano Freire e a psicopedagoga Isabel Xavier de Leão.
Na manhã de 24 de maio será abordado o tema “Legislação: o que ela nos diz sobre as dificuldades de aprendizagem”, com Ma. José Machado Lima e durante a tarde “Diferenciando deficiências, transtornos e dificuldades de aprendizagem”, com Aline Harlacher e Valquíria, da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (Aoergs).
No dia 24 de junho, pela manhã, será abordado “Construindo o Currículo Adaptado – Atividade Prática” com Janete Rosa Morais Goettert. Durante a tarde “Programa Boardmaker do MEC – jogos de acessibilidade para as diferentes deficiências”, com Ligia Seberino da Escola Frederico Assmann.
Dia 22 de agosto a palestra que acontece pela manhã terá como tema “Estratégias de Ensinagem nas dificuldades” com Lúcia Elena Ebling e na parte da tarde, “Recursos Materiais e as Dificuldades de Aprendizagem” com Maria José Gomes.
E no último encontro, dia 24 de setembro, pela manhã serão abordados relatos de experiências trazendo “A Música no processo evolutivo de alunos com necessidades especiais” e “Deficiência Auditiva x Cultura Surda”, com Carla Kniphoff e Luciana Gressler e na parte da tarde, “Autistas em Salas de Regulares” e “O que se trabalha em sala de AEE?” com Betina Duarte e Helena Hausmann.