Início Geral Conservar o solo é essencial para todos os seres vivos do planeta

Conservar o solo é essencial para todos os seres vivos do planeta

Ana Souza
[email protected]

Na segunda-feira, 15 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Conservação do Solo. No Brasil, foi instituída pela lei n° 7.876, de 13 de novembro de 1989. A data é uma homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett, considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, sendo ele o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos. As experiências estudando nacional e internacionalmente sobre solos e agricultura, fizeram de Bennett um conservacionista dedicado, sempre lutando pela conservação do solo mundialmente.
Solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as atividades humanas e para os resíduos produzidos. Também chamado de terra, o solo tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos, ele atua como suporte à água e ao ar e sobre ele construímos as nossas moradias.
O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo e a ajuda dos organismos vivos (fungos, liquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até que viram um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral.
Logo que a rocha é alterada e é formado o material mais ou menos solto e macio, os seres vivos animais e vegetais (como insetos, minhocas, plantas e muitos outros, assim como o próprio homem) passam a ajudar no desenvolvimento do solo. Eles atuam misturando a matéria orgânica (restos de vegetais e de animais mortos) com o material solto e macio em que se transformou a rocha. Esta mistura faz com que o material que veio do desgaste das rochas forneça alimentos a todas as plantas que vivem no nosso planeta. Além disso, os seres vivos quando morrem também vão sendo misturados com o material macio e solto, formando o verdadeiro solo. (com informações do site www.ibge.gov.br)

Fotos: Rolf Steinhaus

Data que incentiva conservação é lembrada mundialmente nesta segunda-feira, dia 15 de abril

Solo é um recurso natural básico essencial à vida

Solo: fundamental para a natureza