Cartões postais de Santa Cruz do Sul, as praças da Bandeira e Getúlio Vargas estão na mira das equipes de limpeza da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. A partir de agora a limpeza desses locais e também da avenida do Imigrante e da área defronte ao pórtico da Oktoberfest será intensificada.
Seguindo uma determinação do prefeito Telmo Kirst, funcionários da secretaria estarão efetuando a varrição e a coleta de materiais também nas manhãs de sábado e domingo e, nas segundas-feiras, começarão o trabalho mais cedo para que ao saírem para o trabalho as pessoas encontrem uma cidade mais limpa e aprazível. O serviço será estendido para outras áreas centrais em que se verifique a necessidade.
A decisão foi tomada em virtude do grande acúmulo de sujeira que ocorre nestes locais, tradicionais pontos de encontro, principalmente à noite. Mesmo com o reforço no serviço, o secretário Raul Fritsch pede a colaboração da comunidade para que procure jogar no lixo copos de plástico, latas de cerveja e outros materiais que precisam de descarte. “Já retiramos inúmeros sacos de lixo jogado nas praças”, disse.
Com relação aos lixões irregulares, Raul também reforça a importância da participação da comunidade, através de denúncias à secretaria, pelo telefone (51) 3902-3611. Dentre os pontos mais críticos está o acesso a Vera Cruz, no bairro Bom Jesus, onde é frequente a aglomeração de lixo. Ao detectar essa situação, a Prefeitura notifica a empresa ou pessoa física para que proceda a retirada dos materiais e, em caso do não cumprimento, notifica os autores da infração.