Suilan Conrado
[email protected]
Na tarde da ultima terça-feira, 9, em reunião ordinária no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), elegeu a nova diretoria do biênio 2013/2014.
Rolf Steinhaus
Reunião realizada na Câmara de Vereadores na terça-feira, 9, elegeu a gerência para o biênio 2013/2014
O novo presidente, Alcir Bampi, nasceu em Jacutinga-RS. Na década de 70, a família de Alcir migrou para Porto Alegre, em busca de melhores dias, conforme ele relata. Morou em São Leopoldo por cerca de 20 anos e, desde maio de 2010, Alcir reside em Santa Cruz do Sul, onde contribui com a Casa da Criança.
É formado em Letras com Especialização em Gestão de Pessoas e Política de Assistência Social.
Em entrevista, Alcir manifesta as expectativas do mandato, comenta os desafios a enfrentar e reforça a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente para a sociedade.
-Há quanto tempo está no Conselho? E agora como presidente, quais as expectativas pra este mandato?
“Represento a Casa da Criança neste Conselho desde final de 2011. O Comdica está crescendo em notoriedade e na sua credibilidade, mas ainda é pouco conhecido da sociedade em geral. Penso que tornar o Conselho um espaço de debates é importante, mas precisamos dar continuidade às articulações em andamento, sobretudo com empresários e doadores de recursos, pois são estes que contribuem fortemente na sustentabilidade dos projetos sociais das entidades, investindo cada vez mais na captação de recursos.
Além do empresariado, a Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) é outra potencial parceira que queremos aproximar cada vez mais, tendo em vista um convênio firmado no final da gestão anterior e que visa contribuir com áreas essenciais do Comdica, das entidades e da própria Universidade.
Outro desafio é o de implementar as reformulações das Leis do Conselho, do Fundo da Criança e do Regimento Interno. Outro ponto que nos é imposto pela situação é a eleição do Conselho Tutelar e um acompanhamento efetivo das suas ações no sentido de torná-lo ágil e efetivo, sendo reconhecido como instrumento de defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Finalmente dar continuidade à organização da secretaria executiva do Conselho e a Capacitação continuada dos conselheiros, animando e incentivando cada membro para que os resultados esperados pelos atores envolvidos seja na destinação de recursos, seja na efetivação dos trabalhos e mesmo na ação complementar que estas prestam ao município.”
-Qual o maior desafio de fazer parte de um Conselho tão importante para as crianças e adolescentes como o Comdica?
“O desafio de fazer parte deste Conselho é, justamente, o de fazer com que a criança viva a sua existência como criança, para que nas etapas seguintes sejam adultas responsáveis, saudáveis e que tenham equilíbrio nas suas mais diferentes dimensões como seres humanos que são. Aqui cabe a tarefa coletiva de preservar o direito da criança ser criança, colocando-se, desde já, limites, mas também preparando-as para que sejam adultas responsáveis.
Não é tarefa exclusiva do Conselho, mas sim da família em primeiro lugar, da escola, das entidades e da sociedade em geral. O papel do Conselho é o de preservar os direitos das crianças e adolescentes através de ações que são executadas pelas entidades inscritas, pelas empresas e pessoas doadoras, pelos órgãos de proteção, articulando esta rede de forma permanente, continuada e planejada.”
-Atualmente, quais os parceiros do Conselho?
“Temos parcerias de extrema importância para a eficiência e eficácia do Comdica. Atualmente temos as parcerias da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz (Assemp), Sindicato dos Contabilistas (Sincotec), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Associação Comercial e Industrial (ACI) e Unisc.
Cada parceria com a sua característica específica onde respeitamos e agradecemos a cada uma delas. Queremos reafirmar o compromisso de estar junto e, na medida do possível, ampliar sempre mais esta relação que vem dando muitos e bons resultados.”
-Na sua opinião, qual a maior urgência para as crianças e adolescentes hoje em dia?
“Bem, esta é uma questão delicada e exige muita reflexão e mudanças de paradigmas por parte de toda a sociedade, mas principalmente aquelas instituições que atuam diretamente com este público, a começar pela família. Creio que temos que perguntar: o que a criança tem em excesso hoje? O que falta às crianças e adolescentes hoje? repensar o modelo de sociedade que queremos, repensar o papel de pais e professores é de fundamental importância. O afeto e a atenção são os principais balizadores que darão o suporte ético e estético para a criança. Os brinquedos eletrônicos, a televisão e a ausência da família me parecem terem roubado a infância de hoje, assim como a falta de comida, vestuário e condições dignas de moradia também corroboram com o fracasso da sociedade atual. Mas tudo tem solução. Acredito na família e acredito nas instituições. Acredito também que os governantes estão mudando, talvez não na velocidade que gostaríamos, mas é preciso dar um voto de confiança. Aqui cabe também chamar os meios de comunicação a assumirem conjuntamente para um papel de formadores com ética, renunciando, por vezes, aos apelos sexuais e/ou financeiros que vem movendo parte da sociedade moderna.
Convido a todas as organizações e pessoas que querem um mundo melhor, a fazer parte deste grande movimento que é a preservação da vida da criança e do adolescente de hoje. Participar nas instâncias e espaços de controle social, ocupando praças com lazer e cultura, e destinando recursos às instituições que prestam serviços através do Comdica.”
Rolf Steinhaus
Alcir Bampi: principal desafio é fazer com que a criança viva sua infância
Os integrantes do Conselho nomeados foram:
Alcir Bampi – Presidente, representante da Associação de Educação Familiar e Social do Rio Grande do Sul – Casa da Criança;
Flávio André Guedes Ramon – Vice-Presidente, representante da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte;
Mirna Fernanda Mohr – Secretária representante do Hospital Ana Nery;
Luiza Machado Lima Knak – Secretária Adjunta, representante da Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor – Copame;
Calebi Lara – Tesoureiro, representante da Secretaria Municipal de Fazenda;
Inácio Vigor Kipper – Tesoureiro Adjunto, representante do Centro Esportivo Educacional e Social Santa Cruz;
Conselho Fiscal:
Titulares
Márcia Rosana Forster Wazlavik, representante da Secretaria Municipal de Saúde,
Adriano Jaco Sauer, representante do Centro Marista Nossa Senhora da Boa Esperança – USBEE,
Maria da Glória Maracci, da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social e Habitação.
Suplentes
Primeira Suplente, Maria da Graça Prestes, representante da Cooperativa de Educação e Serviços de Trabalhadores Autônomos Ltda. – COOESTAL.
Segunda suplente: Sheila Waide Padilha, representante da Secretaria Municipal de Fazenda.
Terceira Suplente: Traudi Ingrid Meurer, representante da Ordem Auxiliadora das Senhoras da Comunidade Evangélica Centro – OASE.
COMDICA
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo, que articula e controla os recursos angariados através da destinação de pessoas físicas e de empresas. Todas as entidades que solicitam recursos através de projetos fazem a devida prestação de contas ao Conselho e à sociedade em geral, através de audiências públicas.
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost, 1551 – Sala 109
Telefone: (51) 3715-6230