As escolas terão participação de destaque durante a 5ª Semana Municipal de Prevenção à Violência, que ocorre entre os dias 19 e 25 de agosto. Pela primeira vez, um concurso envolvendo alunos de escolas municipais, estaduais e privadas vai eleger a melhor frase e desenho que constituirão o slogan do evento. As inscrições para a criação do material iniciaram na quarta-feira, dia 3 de abril, e seguem até 15 de abril.
A coordenadora do Programa de Prevenção à Violência (PPV), Arani Borges Hax explica que, nas últimas edições do evento, participaram do concurso apenas escolas situadas nos bairros onde são desenvolvidas ações do PPV. A ideia de expandir a oportunidade para as demais instituições surgiu no ano passado, durante a avaliação da 4ª Semana de Prevenção à Violência. “É uma forma de estimular o protagonismo juvenil, motivando os jovens a desejar um mundo melhor, menos violento, através da abordagem de temas relacionados à violência em sala de aula, com foco na prevenção”, acredita.
Conforme Arani, as escolas terão autonomia para definir em quais disciplinas o tema será trabalhado. Cada escola será responsável por selecionar uma criação para representar a instituição. Os trabalhos finalistas passarão por uma avaliação de uma comissão julgadora e o vencedor será conhecido no dia 19 de junho. O slogan escolhido ilustrará os materiais de divulgação da 5ª Semana de Prevenção à Violência.
As escolas interessadas em participar do concurso devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail [email protected] até o dia 15 de abril. O PPV é vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com as secretarias de Saúde; Educação e Cultura; e Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte. “Este projeto envolvendo escolas é essencial quando se fala em prevenção, pois quanto mais cedo se trabalha o tema violência, melhores resultados são observados no futuro”, comenta a vice-prefeita e secretária da pasta, Helena Hermany.