Início Geral Philip Morris Brasil inaugura nova unidade fabril

Philip Morris Brasil inaugura nova unidade fabril

Ana Souza
[email protected]

O dia 5 de abril ficará marcado como mais um grande passo no desenvolvimento de Santa Cruz do Sul e diretamente ligado ao setor fumageiro. A Philip Morris do Brasil (PMB) inaugurou na manhã de sexta-feira a sua nova fábrica. A planta integrada conta com estrutura de mais de 40 mil metros quadrados de área construída, em um investimento orçado em R$ 113,5 milhões.
O projeto, instalado atrás da Unidade 2, na BR-471, no Distrito Industrial, centralizará todas as unidades de produção da empresa, abrigando todas as operações de manufatura do cigarro em uma única unidade (recebimento do fumo até a fabricação e o empacotamento do produto), com a inclusão de uma gráfica e um laboratório de análise de produtos.
O objetivo com a concentração de todas as etapas produtivas em um único local é simplificar os processos, trazendo ganhos de produtividade e sinergia entre as equipes de trabalho. Um dos diferenciais é que todos os colaboradores da unidade fabril circularão por áreas comuns, entre elas refeitório unificado e vestiários centrais. Também terão acesso a modernas e confortáveis áreas de descanso, que incluem salão de festas, salas de jogos, academia e salas de TV.

SOLENIDADE

O evento foi marcado por diversos momentos. A solenidade iniciou às 10h com visita à nova unidade e vídeo demonstrativo da construção. Em seguida ocorreu o cerimonial com a presença do governador do Estado do RS, Tarso Genro; o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst; o presidente da PMB, Amâncio Sampaio; o diretor de Operações da PMB, Farley Weigel e demais autoridades públicas, convidados e os mais de mil funcionários da empresa.
Presente no evento, o governador do Estado, Tarso Genro, destacou o grande investimento e o trabalho unificado unindo Santa Cruz do Sul e o Rio Grande do Sul. “Entendemos que a iniciativa é extremamente importante pois qualifica a recepção, aumenta a demanda e fortalece o setor fumageiro em termos gerais. É geração de renda, trabalho e desenvolvimento para os fumicultores. Sempre iremos incentivar empresas que estabeleçam uma ligação com o Estado. Iremos implantar o terceiro Plano Safra Estadual para incentivar o setor. A inauguração da Philip Morris é um trabalho de confiança no governo do Estado.”
“É uma grande conquista para todos”, assim o presidente da PMB, Amâncio Sampaio iniciou seu pronunciamento. “Esta inauguração é um marco na história da Philip Morris. A dedicação e o compromisso de todos tornou-se uma fonte de inspiração. Milhares de fumicultores mantêm parcerias conosco. Mantemos programas de sustentabilidade ambiental e incentivo à educação. Este é um dia especial para todos nós. Esta etapa é a conclusão de um trabalho iniciado em 2010 e que firma ainda mais o compromisso da Philip Morris com o mercado brasileiro e com a presença em Santa Cruz do Sul, fortalecendo ainda mais os laços com o município.”
Durante a coletiva com a imprensa – com a presença do diretor de Operações, Farley Weigel e o diretor de Assuntos Corporativos, Maurício Mendonça –, o presidente ainda reforçou que “Com infraestrutura da melhor qualidade e a consolidação de todas as etapas do processo produtivo, ampliará ainda mais nossa competitividade para continuarmos a crescer e inovar no mercado.”
O prefeito municipal, Telmo Kirst, ressaltou que “Do total arrecadado com o ICMS em Santa Cruz, 54% é proveniente da Philip Morris. Emprega mais de 1,2 mil pessoas na cidade, tornando-se uma grande incentivadora na Cadeia Produtiva do Tabaco. Com a nova fábrica a Philip Morris consagra sua marcante presença em Santa Cruz do Sul.”
Também fizeram uso da palavra o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, que frisou a PMB como uma empresa geradora de emprego e renda, e o deputado estadual, Heitor Schuch, em nome da Assembleia Legislativa, que enfatizou que o investimento é sinônimo de acreditar no potencial da região. O cerimonial encerrou com descerramento da placa inaugural, almoço festivo e show com o grupo Tchê Barbaridade.
Com a inauguração da nova fábrica da PMB, a unidade da empresa localizada na área central do município, será desativada e os prédios serão postos à venda. A Philip Morris é uma grande fonte de tributos municipais, sendo que em 2012 o retorno do ICMS, relativo à movimentação econômica da empresa chegou à R$ 31,8 milhões.

Fotos: Rolf Steinhaus

Fábrica abrigará todas as operações de manufatura do cigarro

O prefeito Telmo Kirst; o presidente da Philip Morris Brasil, Amâncio Sampaio; o governador Tarso Genro e o diretor de Operações da PMB, Farley Weigel, no descerramento da placa inaugural

Tarso Genro: “A nova fábrica aumenta a demanda e fortalece o setor fumageiro”

Amâncio Sampaio: “Planta integrada firma ainda mais os laços com o município”

Telmo Kirst: “Do total arrecadado com o ICMS em Santa Cruz, 54% é proveniente da Philip Morris”

_________________________________________

Presença nacional e marcas líderes caracterizam atuação

Com presença nacional, a Philip Morris Brasil (PMB) é uma afiliada da Philip Morris International, empresa líder no segmento de cigarros no mundo. Há quase 40 anos no País, a PMB possui fábrica em Santa Cruz do Sul (RS) e sede em Curitiba (SC). Seu portfólio inclui marcas líderes no mercado, como Marlboro, a mais vendida em todo o mundo, e L&M, a segunda marca internacional mais comercializada pela Philip Morris International e a terceira no mundo.
Atualmente, a empresa emprega cerca de 2.700 funcionários, que estão distribuídos entre a sede administrativa em Curitiba, a fábrica em Santa Cruz do Sul (com cerca de 1,2 mil funcionários) e escritórios regionais em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campinas, Salvador, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e Recife. Seus produtos são comercializados por meio de um complexo sistema de distribuição de abrangência nacional, atingindo mais de 170 mil pontos de venda.
Além das marcas internacionais, marcas locais, como Shelton e Dallas, compõem um portfólio de produtos em constante desenvolvimento, que tem permitido à empresa uma evolução consistente de participação no mercado brasileiro, atualmente em 16,6% (Nielsen 2012). A empresa também produz e exporta produtos semimanufaturados de tabaco e cigarros para outras afiliadas da Philip Morris International.
Em 2010, a Philip Morris Brasil iniciou a verticalização das operações da empresa, que passou a realizar a compra direta de tabaco de aproximadamente 17 mil produtores da região Sul do Brasil. Dentro desse processo, foram adquiridas estações de compra de tabaco em folha das cidades de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e de Araranguá, Canoinhas, Maravilha e Ituporanga, no Estado de Santa Catarina. O investimento na estrutura de compra direta de tabaco contou com a contratação de mais de 200 funcionários permanentes, a maior parte composta por técnicos especializados.

ATUAÇÃO NO BRASIL

A Philip Morris Brasil iniciou suas atividades no País em 1973, com a construção de uma fábrica em Curitiba (PR). Em 1975, Marlboro, a marca de cigarros de maior sucesso internacional, foi lançada no território nacional. A empresa também adquiriu a Companhia de Fumos Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul (RS), importante polo mundial de produção de tabaco.
Em 1990, a PMB adquiriu as operações locais da R.J. Reynolds, intensificando sua presença no mercado brasileiro, lançando, em 1992, a marca L&M. Em 1998, a empresa tomou a decisão estratégica de centralizar suas operações industriais em Santa Cruz do Sul. Em 2013, a PMB inaugurou sua nova planta industrial no município, unificando todas as etapas produtivas, em um investimento de R$ 113,5 milhões.

__________________________

Philip Morris International Inc.

A Philip Morris International Inc. (PMI) é a empresa líder mundial no setor de produtos de tabaco, com sete das 15 maiores marcas internacionais, incluindo Marlboro, a marca número um de cigarros no mundo. Seus produtos são vendidos em mais de 180 países. Em 2012, a empresa possuía uma participação estimada de 16,3% do mercado internacional de cigarros fora dos Estados Unidos, ou 28,8% do mercado excluindo-se a China e os Estados Unidos.

Divulgação

Portfólio da Philip Morris Brasil inclui marcas líderes no mercado, como Marlboro, a mais vendida em todo o mundo