Início Geral Fórum da Não Violência completa 15 anos

Fórum da Não Violência completa 15 anos

Suilan Conrado
[email protected]

A primeira ação do Fórum da Não Violência de 2013, ano em que completa 15 anos de atuação, aconteceu na manhã da última quinta-feira, 4, nas dependências da  Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e contou com a participação de diversas  entidades parceiras da área da segurança, que apresentaram dados importantes relacionados aos tipos de violência mais comuns registrados em Santa Cruz .
A atividade serviu de base para traçar novas estratégias e discutir políticas e alternativas em busca de mais segurança. Conforme a coordenadora do Fórum, Veridiana Limberger, a primeira reunião foi positiva. “A intenção é identificar o que tem de projeto nos bairros de Santa Cruz, e o que ainda precisa ser feito. Por isso a importância da participação ativa da comunidade” destacou.

Rolf Steinhaus

Fórum da Não Violência: participação de entidades sociais e comunidade em geral para discutir os índices da violência e encontrar soluções para preveni-la

A próxima edição do evento está marcada para o dia 2 de maio, ainda sem local definido.

PROERD/PM MIRIM

O Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) é um projeto de caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.
Em Santa Cruz do Sul, o Capitão Elcio Gaira, é um dos instrutores do Programa, e durante o encontro, falou sobre a missão da Brigada Militar, as diretrizes, operações e ações sociais desenvolvidas pela entidade, parceira do Fórum da Não Violência.
Conforme Gaira, cerca de 1600 alunos se formam anualmente no projeto em Santa Cruz. De 2007 até hoje, os números chegam a 11.778 “proerdianos” só na cidade, conforme frisou o Capitão.
Na ocasião, Gaira destacou ainda o Projeto PM Mirim, desenvolvido desde o ano passado no município, e que tem o objetivo de desenvolver valores éticos, princípios, consciência cidadã, noções de segurança e preservação ambiental, entre outros. Os alunos são crianças de 7 a 12 anos, que participam das atividades no turno inverso ao da escola.
O PM Mirim também é desenvolvido nas cidades de Candelária e Venâncio Aires. Em Santa Cruz, o Projeto está direcionado ao bairro Bom Jesus, podendo, com o tempo, se expandir a outras comunidades, conforme explicou o Capitão.
Para este ano, o PM Mirim projeta a inserção de 30 novos pequenos militares, além da formação da Banda Marcial Mirim, que já existe em Candelária. “Os participantes já estão tendo aulas de música; pretendemos estar com a Banda pronta até o mês de agosto”, informou Gaira.

MAIS EDUCAÇÃO

O Programa Mais Educação, é um projeto do Governo Federal, que visa aumentar o tempo de permanência dos alunos nas escolas públicas, por meio de atividades optativas como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, entre outros.
Em Santa Cruz do Sul, a coordenadora municipal do Programa é Paula Moraes, que durante o Fórum relatou a atuação do Programa na cidade. De acordo com ela, 1540 alunos são contemplados atualmente com o Projeto no município.
As escolas cadastradas no projeto são responsáveis por selecionar os monitores que irão desenvolver as atividades com os estudantes. Muitos voluntários são pessoas da comunidade, sem formação específica.

Escolas ativas no Projeto em Santa Cruz do Sul

Emef Bom Jesus
Emef Frederico Assmann
Emef Guilherme Hildebrand (ainda não iniciou as atividades devido à falta de espaço físico)
Emef Harmonia
Emef Menino Deus
Emef Santuário
Emef Normélio Boettcher
Emef Cardeal Leme
Emef Cristiano Smidt
Emef Dom Pedro
Emef Emanuel
Emef Félix Hoppe
Emef Rio Branco
Emef Vidal de Negreiros
Emef Felipe Becker (inicia as atividades em setembro)