A Coreia do Norte, através de suas forças armadas, disparou nesta sexta-feira, 15, mísseis de curto alcance nas águas do Japão. A informação foi divulgada pela agência de notícias sul-coreana Yonhap, “em clima de tensão depois do recente teste nuclear de Pyongyang” – segundo aponta matéria do Jornal do Brasil, em seu site. O governo norte-coreano, inclusive, publicou imagens da ação na internet.
As forças armadas do país comunista testaram o lançamento dos mísseis, cujo alcance é estimado em 120 quilômetros. “Os testes ocorreram um dia depois de Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, ter realizado um exercício de artilharia com fogo real junto à fronteira do Mar Amarelo, que é disputada com a Coreia do Sul”, lembra a matéria do Jornal do Brasil.
O espaço é considerado estratégico para um novo conflito entre os dois países, o que seria uma segunda Guerra da Coreia – conforme ameaça do governo norte-coreano. Haveria uso de armas nucleares, para responder às sanções da Organização das Nações Unidas impostas após o teste atômico realizado em fevereiro. Seria uma resposta também às manobras militares da Coreia do Sul com os Estados Unidos. A Coreia do Norte já ameaçou travar uma guerra nuclear contra os EUA.
Nesta sexta-feira, a Coreia do Norte, “geralmente acusada de atacar redes digitais alheias, acusou os Estados Unidos de sabotarem seus servidores de internet, após relatos de interrupções nos principais serviços de notícias norte-coreanos”, noticiou o site da Info Exame. Um “poderoso ataque hacker” do exterior teria derrubado os servidores da Coreia do Norte, o que impediu o acesso a alguns sites.