O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, voltou ao seu município de origem na sexta-feira, 8. O secretário, que já foi deputado federal por dois mandatos e prefeito de Bagé durante oito anos, é natural da Serrinha Velha, comunidade do interior de Segredo, que se emancipou de Sobradinho. Mainardi voltou à terra natal acompanhando o governador Tarso Genro, que prestigiou 21º Encontro Intermunicipal de Mulheres da região Centro Serra. O encontro reúne delegações de nove municípios da região.
Falando para um público de aproximadamente 800 pessoas, Mainardi destacou a orientação do governador Tarso Genro para que faça uma gestão focada na construção de políticas que se traduzam em melhoria da qualidade de vida dos que trabalham no campo via aumento de renda. Para tanto, afirmou o secretário, é fundamental a diversificação da atividade produtiva, especialmente naquela região.
“Aqui, ainda vemos muito a monocultura do tabaco”, explicou, enfatizando que a secretaria trabalha programas com o Mais Leite de Qualidade, o Mais Água, Mais Renda e promove, junto com a Souza Cruz e Fockink, empresa que fábrica implementos agrícolas, estudos para construir silo que possa ser adaptado às estufas de secagem do tabaco. “Com isso, daremos condições para que o agricultor utilize a estufa durante todo o ano, pois poderá secar e estocar o milho, plantado após a colheita do fumo”, explicou.
Fernando Dias
Luiz Fernando Mainardi prestigiou evento organizado por mulheres do Centro Serra
Aproveitou, por último, para dizer que aquele momento em que as mulheres do Centro Serra comemoravam seu dia era de reflexão e, especialmente, de afirmação da luta que desenvolvem no fortalecimento de suas propriedades.
O governador Tarso Genro, destacou incentivos do governo às cooperativas, os Planos Safra 01 e 02 e defendeu o desenvolvimento da agroindústria através do fortalecimento da agricultura familiar. “Trabalhamos com o desenvolvimento do campo para a cidade”, ressaltou Tarso. Para o governador, a mulher tem muito que comemorar no 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “Hoje ela não está atrás de um homem brilhante. Está ao lado do companheiro na política, na produção e na própria organização familiar”, argumentou.
O chefe do Executivo também anunciou o investimento de R$ 175 milhões na Emater e explicou a situação da estrada que liga Lagoão a Segredo, principal reivindicação da comunidade. Tarso disse que a obra não está em andamento devido a problemas técnicos e não por falta de recursos ou vontade política. “Estamos tentando renegociar o contrato, que apresenta uma série de problemas. A empresa se recusa a prestar os serviços, e se eles não assumirem a obra, vamos suspender o contrato e fazer uma nova licitação”, explicou.
O público também ouviu lideranças políticas e autoridades no assunto agricultura e mulher, entre elas a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e os secretários de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio)