Início Geral Reservistas: 7º BIB licenciou 135 soldados

Reservistas: 7º BIB licenciou 135 soldados

Alyne Motta – [email protected]

Na manhã de sexta-feira, 4 de janeiro, 135 militares deixaram de ser soldados e tornaram-se reservistas de 1ª categoria do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB). O motivo foi o primeiro licenciamento do contingente incorporado em março de 2012 e, após cumprir o serviço militar obrigatório, deram baixa.
Ao todo, foram 310 dias de atividades, um requisito para a cidadania plena dos recrutas, que transpuseram o portão das armas para tornarem-se cidadãos de fato. Na solenidade foram dispensados 28 militares da Cia de Comando e Apoio (CCAP), 36 da 1ª Cia, 36 soldados da 2ª Cia e 35 recrutas da 3ª Cia.
Conforme o protocolo, o ontem se fez hoje e o soldado se fez reservista. Dos 135 soldados que se tornaram reservistas, 58 são de Santa Cruz do Sul, 44 de Venâncio Aires, 16 de Vera Cruz, 7 de Vale do Sol, 6 de Sinimbu, 2 de Herveiras, 1 de Rio Pardo e 1 militar de Tunas.

Rolf Steinhaus

Formatura licenciou 135 soldados, incorporados em março de 2012

HOMENAGENS
Durante o período em que estiveram servindo o Exército Brasileiro, alguns militares destacaram-se e receberam homenagens. Do CCAP, o soldado Felipe Brixner foi destaque, assim como os soldados Jackson Kretzmann Cunha, da 1ª Cia, Roger Alberto Moura da Silva, da 2ª Cia e Maikol Rocha Henkes, da 3ª Cia.
Para Márcia Rocha, mãe do soldado Maikol, foi um grande orgulho ver o filho como destaque. “Quando ele entrou para o exército, voluntariamente, não imaginei que seria homenageado”, explica ela, feliz com o reconhecimento. “Embora eu não quisesse que ele servisse, ele veio e fez seu melhor”, acrescentou a mãe.

Rolf Steinhaus

Soldados do CCAP, 1ª Cia, 2ª Cia e 3ª Cia se destacaram e receberam homenagens

Márcia esteve na solenidade acompanhada do filho Ruan, de 7 anos. “Daqui a onze anos, ele deve estar servindo o Exército e tendo como exemplo o irmão”, comentou a santa-cruzense. “Sempre foi uma pessoa dedicada no que faz. Não poderia ser diferente no quartel”, acrescentou a mãe, elogiando o filho Maikol.

DESAFIO CUMPRIDO   
De acordo com o comandante do 7º BIB, tenente coronel Álvaro Duarte de Oliveira Junior, os recrutas cumpriram o desafio proposto. “Tenho a certeza de que cada um tem a lembrança do primeiro dia aqui dentro desta unidade, e levarão para sempre na memória a data de hoje”, afirmou em seu discurso.
“Vocês participaram de missões reais, como a Fronteira Sul 1 e a Ágata 5, e venceram o desafio. Superaram limites e cumpriram a missão de defender a soberania nacional”, acrescentou o comandante, agradecendo ainda o apoio recebido dos familiares e municípios.

Rolf Steinhaus

Pela última vez, reservistas desfilaram no Pátio Duque de Caxias

Como forma de despedida, os 135 militares desfilaram pela última vez no Pátio Duque de Caxias e tiveram uma saída solene pelo portão das armas, ao som da Marcha do Adeus, interpretada pela banda de música do batalhão. A segunda baixa está prevista para o dia 22 de fevereiro.

DESTAQUES DO ANO

Após a solenidade, o comandante Álvaro Duarte de Oliveira Junior fez o descerramento da Galeria de Destaques, composta de fotos dos militares que se destacaram durante o ano de 2012. A mesma está localizada na entrada do batalhão e servirá de exemplo para os demais praças.
“Este local pode ser considerado elite para os demais companheiros. Ao passarem por aqui terão cinco exemplos a serem seguidos”, declarou o comandante durante a solenidade. Conforme ele, é uma forma de enaltecer os líderes que existem dentro do batalhão.

Rolf Steinhaus

Comandante Duarte Junior descerrou a placa junto do Subtenente Silveira

DESTAQUES
Praça mais distinta – Cabos/Soldados: Cabo Angelo Pedro Spall
Praça mais distinta – Subtenentes/Sargentos: Subtenente Danilo Simões da Silveira
Melhor aptidão física: Soldado Augusto Veríssimo da Silva
Melhor atirador combatente: Soldado Vinícius Adriel Vilante
Soldado mais distinto: Soldado Djonata Ricardo Pedroso