EVERSON BOECK
[email protected]
Está marcada para a próxima segunda-feira, 17, às 10 horas, no Gabinete do Executivo Municipal, a assinatura do contrato da licitação da água e saneamento. Na oportunidade a prefeita Kelly Moraes receberá representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), empresa vencedora da concorrência pública, para a formalização. Na manhã de sexta-feira, 14, representantes da Corsan estiveram em Santa Cruz do Sul reunidos com o Governo Municipal solicitando o cumprimento do prazo estabelecido no edital, que concede 60 dias após a homologação do resultado para assinatura do contrato.
Conforme o diretor de Expansão, Luiz Fernando Jochims, a Corsan está exigindo que o edital seja cumprido. “Este tempo é necessário para que seja formalizada a criação da subsidiária que vai operar exclusivamente em Santa Cruz, pois isto precisa passar por votação em nossa assembleia. Também foi baseada na criação desta subsidiária que a Corsan apresentou a proposta de redução de tarifa”, argumentou. Jochims acredita que até o dia 15 de janeiro esteja tudo pronto para a assinatura do contrato.
Já o procurador geral do Município, Luciano Almeida, como a Corsan foi a vencedora da licitação, tendo participado com sua estrutura atual e como é a atual concessionária, não precisa criar uma subsidiária para assinar o contrato. “Tanto que sequer cogitou isso durante o processo licitatório, esta data é compatível com todas as providências que a empresa precisa tomar para tomar esta providência e iniciar a prestação do serviço”, rebateu.
PARA LEMBRAR
Depois de muitas interferências durante os 3 anos e meio em que correu o processo licitatório, no final do mês passado a concorrência chegou ao fim aclamando como vencedora a Corsan. A abertura dos envelopes de preço foi o fator decisivo na reta final da concorrência. Segundo a Procuradoria Geral do Município, as duas empresas vinham empatadas, uma vez que acataram a todas as exigências do edital. No entanto, a Corsan foi quem apresentou a melhor proposta de preço para Santa Cruz (taxas com 16% a menos do que o valor atual) e foi aí onde ganhou.
Conforme a prefeita Kelly Moraes, Santa Cruz do Sul terá a menor taxa em todo o Estado cobrada pela Corsan. “A empresa vai deixar de arrecadar mais de R$ 500 mil por mês e isso é economia para o bolso da população”.
ARQUIVO/RJ
Estatal será responsável pelos serviços de abastecimento e saneamento
em Santa Cruz do Sul pelos próximos 30 anos