Alyne Motta – [email protected]
Há mais de 20 anos, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos realiza, de forma nacional, a campanha Papai Noel dos Correios. O objetivo, além de atender aos pedidos das crianças, é que seja trabalhado o desenvolvimento da habilidade de redação de carta, endereçamento, uso do CEP e do selo postal.
E em 2012 não poderia ser diferente. Em Santa Cruz do Sul, cerca de 400 cartinhas ainda esperam por um padrinho, explica o gerente da Agência de Correios, Leandro Ferreira Frantz. “Fazemos o possível para atender aos pedidos, mas dependemos da solidariedade dos outros”, comenta o gerente.
De acordo com Leandro, a expectativa é que pessoas venham até a agência para adotar uma carta. “Sabemos que muitos pedidos são caros, mas a solidariedade é importante”, comenta. “Dependemos unicamente da boa vontade da população para fazer as crianças felizes neste Natal”, acrescenta.
Leandro explica que, caso alguém queira contribuir, a doação de brinquedos e material escolar também contribui. “É a forma que achamos de dar uma lembrança para aqueles que não vão receber nada”, justifica o gerente, lembrando que doações de brinquedos usados em bom estado também são bem-vindas.
Alyne Motta
Padrinhos interessados podem procurar os Correios para adotar alguma das 400 cartas
OS NÚMEROS
De acordo com a assessoria de imprensa dos Correios, nos últimos três anos, em todo o país, foram recebidas quase 4,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 2.041.014 atendiam aos critérios da campanha e 71% delas, 1.459.927 cartas foram adotadas.
No Rio Grande do Sul, somente em 2011, cerca de 27 mil cartas foram adotadas. Em Santa Cruz, 1.078 cartas foram disponibilizadas, sendo 783 atendidas no ano passado. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos, que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.
Este ano, as escolas foram selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação, sendo duas em Santa Cruz do Sul. Cada instituição de ensino pode enviar apenas uma carta por criança, matriculadas até a 4ª série do ensino fundamental, e até 10 anos de idade. Os presentes serão entregues posteriormente.
Alyne Motta
Cartas encontram-se à espera de padrinhos
PADRINHOS
O apadrinhamento de cartas é feito da mesma forma em todo Brasil. As cartas enviadas são lidas e selecionadas, sendo disponibilizadas após um cadastramento. Os presentes podem ser entregues na Agência dos Correios até o dia 18 de dezembro para que seja realizada a entrega.
Como não é permitida a entrega direta do presente, a Empresa de Correios e Telégrafos não disponibiliza o endereço da criança. Quem quiser contribuir, pode entregar seu presente na rua Venâncio Aires, 683 – Centro. Informações pelo fone (51) 3713 3492 ou pelo e-mail [email protected].