Início Geral Santa Cruz sedia evento que combate a homofobia

Santa Cruz sedia evento que combate a homofobia

EVERSON BOECK
[email protected]

O município de Santa Cruz do Sul é o próximo a receber o Seminário Regional Rio Grande sem Homofobia, coordenado pela Fundação para Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com Universidade de Cruz Alta (Unicruz). O evento acontece hoje, 11 de dezembro, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação, situado na Rua Fernando Abott, 1212. A entrada é gratuita e as atividades começam pela manhã.
Em Santa Cruz do Sul, o evento também conta com o apoio da ONG Desafios. Segundo o presidente da entidade, Ruben Quintana, esta é a primeira vez que acontecem ações concretas de conscientização e prevenção à homofobia por parte do governo estadual. “Esta é uma das importantes ações que vêm ao encontro da ideologia da Desafios, que é o diálogo com a sociedade, o debate com os diversos setores e o alerta para os direitos e, principalmente, para as dificuldades que a comunidade enfrenta com o preconceito. A falta de conhecimento no assunto e como tratar uma pessoa assumida gay ou casais gays fazem com que aumente o preconceito, a acessibilidade, serviços, atendimentos em geral”, considera.
Depois da primeira edição em Cruz Alta, os seminários regionais Rio Grande sem Homofobia aconteceram em diversos encontros pelo Estado com o objetivo de se concretizarem como espaços de exposição e diálogo para a construção de valores como o respeito às diferenças.

Programação

Manhã:

8h 30min – Abertura oficial do evento
9h – Palestra 1: A Violência Homofóbica no Rio Grande do Sul, no Brasil e o Programa Rio Grande sem Homofobia – Fabulo Nascimento da Rosa, coordenador estadual de diversidade sexual.
10h – Palestra 2: A população travesti e transexual construindo a cidadania/carteira de nome social – Profª Marina Reidel

Tarde:

14h – Palestra 3: Escola com diversidade e sem discriminação – Profª Marina Reidel
14h 50min – Palestra 4: A luta do Movimento Social LGBT – Everlei Martins – membro do grupo Diversidade
15h 40min – Sistematização do Evento
16h 30min – Apresentação Artística: Dandara Rangel

ROLF STEINHAUS

Quintana: “Esta é uma das importantes ações que vêm
ao encontro da ideologia da Desafios”

Luiza Freitas

Fabulo Nascimento da Rosa, coordenador estadual de
diversidade sexual, é um dos palestrantes