Suilan Conrado
[email protected]
O serviço de transporte coletivo urbano de Santa Cruz do Sul será modernizado. Está em fase final de implantação o sistema de bilhetagem eletrônica, que promete extinguir a curto prazo, as tradicionais fichinhas de ônibus.
Na capital o sistema já é praticado, bem como nas cidades de Cachoeirinha e Bagé. No decorrer do último ano, as concessionárias locais de Santa Cruz, TC Catedral e Stadtbus, vêm implantando o modelo. As empresas responsáveis pelos coletivos formaram um consórcio para realizar em conjunto o investimento.
A bilhetagem eletrônica é uma das exigências estabelecidas pela Prefeitura na nova licitação da concessão dos serviços, que deve ser publicada ainda este ano. Uma empresa paulista, considerada a maior do ramo no país, foi contratada e está responsável por todo o processo.
Divulgação/RJ
Na cidade de Cachoeirinha, os ônibus já operam no novo sistema
Com a tecnologia, os passageiros utilizarão cartões magnéticos, impressos mediante cadastro prévio e que contarão com chips onde serão inseridos créditos comprados pela internet ou em um terminal instalado no Centro. Em breve, a Stadtbus irá divulgar endereço e demais informações referentes ao terminal.
No momento do embarque, o cartão será validado em um aparelho com sensores de leitura instalado junto às roletas. Estudantes que têm direito a meia passagem e aposentados, terão um cartão específico
Segundo Cristiano Machado, coordenador de comunicação da Stadtbus, adquirir o cartão não terá custos. “Após o cadastramento, o usuário receberá a primeira via do cartão gratuitamente”, explicou. Mesmo com o novo sistema, haverá cobradores nos veículos e a compra do passe poderá ser feita com dinheiro em espécie.
Por meio do novo sistema, o município poderá implantar a tarifa integrada, benéfica para os usuários que fazem mais de uma viagem para se deslocar de um ponto a outro na cidade.
Divulgação/RJ
Sistema que utiliza cartão magnético será implantado
Vantagens do cartão eletrônico
– Facilita o embarque
– Dispensa o uso de dinheiro dentro do ônibus, aumentando a segurança;
– Agiliza o fluxo dos passageiros, que não precisam aguardar o troco;
– Em caso de perda ou roubo, o usuário recupera os créditos;
– A tecnologia utilizada impede a clonagem e falsificação dos cartões;
– Empresas podem comprar o vale-transporte via internet.