Início Geral Capela Santa Helena abre suas portas novamente

Capela Santa Helena abre suas portas novamente

Alyne Motta – [email protected]

Alyne Motta

Capela Santa Helena de cara nova

Com o passar dos anos, sucessivas ampliações foram sendo realizadas no Hospital Santa Cruz, inaugurado em 1908. Entre estes acréscimos, visando a melhoria de sua infraestrutura e atendimento dos usuários, foi iniciada, em abril de 1921, a construção de uma nova capela, anteriormente localizada junto à portaria.
Neste sentido, o local escolhido foi a esquina das ruas Marechal Deodoro e Fernando Abott, permitindo um fácil acesso a todos. No dia 1º de novembro de 1922 foi inaugurada a Capela Santa Helena, com uma cerimônia presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker.
Formando um conjunto arquitetônico integrado com o prédio já existente, a construção da nova capela veio preencher a fração leste do terreno, voltado para a rua Fernando Abott, sendo projetada e executada pelo engenheiro Heimberto Roberto Carlos Puhlmann.

Alyne Motta

Vista do altar mostra as recuperações feitas na madeira

A edificação apresenta características da arquitetura eclética, com alguns detalhes em estilo neogótico, como é possível perceber pelos arcos ogivais em todas as suas aberturas. Sua fachada principal é encimada por um frontão triangular finalizado por uma cruz metálica.
Os aspectos arquitetônicos não param por aí. Conforme o projetista, relevos em argamassa complementam a decoração das fachadas externas. Internamente a capela é constituída por nave e altar, bem como um pequeno coro executado de madeira junto à portaria.

Alyne Motta

A imagem de Santa Helena, que empresta seu nome à capela, encontra-se próxima ao altar

RECUPERAÇÃO
Com uma história e uma estrutura riquíssima, a Capela Santa Helena foi se degradando com o tempo. Embora algumas intervenções já tivessem sido feitas, tornou-se necessário a realização de obras de recuperação e pintura, a fim de que pudesse manter vivo seu legado.
Preocupada com a situação, a aposentada Astrid Kuhn saiu na busca de patrocínios e doações para a recuperação da Capela e solicitou a ajuda do arquiteto Ronaldo Wink. “Foi um trabalho comunitário para a recuperação deste bem, tombado integralmente pelo patrimônio municipal”, afirma Ronaldo.

Alyne Motta

Do coro, é possível ver a beleza interna da Capela

Ele explica que foi realizada a drenagem do solo sob o piso da nave, descupinização dos barrotes de madeira do piso, troca de assoalho, recuperação do reboco externo e rachaduras, recolocação de calha, troca de vidros nas janelas, pintura externa, interna, de esquadrias, entre outros reparos.
   
COLABORAÇÃO
Todas as recuperações feitas na Capela Santa Helena só foram possíveis graças à ajuda de patrocinadores como a JTI, Apesc – Hospital Santa Cruz, Gazeta Grupo de Comunicaões, Afubra, Souza Cruz, Treviplan, Combustíveis Nevoeiro, Bruno G, Mueller e Rudi Bagatin.
Os colaboradores Moina Rech, Rosalie Jones, Gastão Wink, Adonis Ribeiro, Jussara Freitas, Isalina Schuh, Flávio Butzge, Casa dos Estofados, Associação Médica de Santa Cruz do Sul e o grupo de amigas Isolde, Magali, Clarisse, Esther e Norma também foram fundamentais para a realização dos reparos.

Alyne Motta

Altar já está pronto para receber os fiéis

A reinauguração do local acontece hoje, 8 de dezembro, com uma missa às 16h, presidida pelo capelão padre Álvaro Lenhardt e acompanhada pelo bispo Dom Canísio Klaus. O reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Vilmar Thomé, também deve se fazer presente.

RESTAURADA E BELA A NOSSA CAPELA

 

O doente ou o são chegando ao hospital
Bem na esquina da esquerda na rua lateral
Percebe a capela quase como um celeste sinal
Dizendo a bom tom a cura vem afinal

Extasiado olho pra capela
Toda renovada, linda e bem amarela
O silencioso orante entra nela
Faz uma prece e acende uma vela

O toque sutil da cor amarela
Quando então se olha para ela
A presença Divina logo revela
E a gente percebe que a vida é bela

Todo o povo gosta da capela
Porque ela é uma janela
Através da qual o amor divino se revela
E a saúde e a vida regenera

Através dela o céu me vitupera
Não basta acender uma vela
Achando tudo mais apenas balela
Mas é o amor-serviço que a verdade revela

Hoje entendo a capela ao lado do hospital
Pela beleza, parece cria da Catedral
A missão de amor de ambos é igual
Pelo carinho com a saúde, revela um Deus maternal

Olhando hoje pra restaurada capela
Como lindo lugar de oração se revela
Obrigado Ronaldo e Astrid tão singela
A atuação de vocês dois foi sábia e bela

Obrigado a todos os demais colaboradores
Todos juntos fomos sábios restauradores
Que este eficiente trabalho comunitário
Seja exemplo para nosso caminhar diário

Que pelos futuros cem anos
Aqui choremos nossas dores e desenganos
Reformulando, por vezes, nossos planos
Com isto a todos um belo testemunho damos

Pe. Álvaro Lenhardt